Coração sangrento

Coração sangrento
O gênero clerodendron compreende várias espécies ornamentais, algumas bem comuns, facilmente encontradas em jardins ou projetos paisagísticos. Estas espécies diferenciam-se pelo tamanho das folhas, estrutura, porte, tipo de inflorescências e principalmente pelas cores de suas flores.
 
Cada espécie apresenta-se com cores diferenciadas com flores brancas, vermelhas, rosas, laranjas, até espécies de flores azuladas, como é o caso do clerodendron azul (clerodendron ugandense).
 
O clerodendron x speciosum - popularmente conhecido como coração sangrento - é o mais comum clerodendro cultivado. É considerado um arbusto, mas facilmente conduzido como trepadeira em função da sua longa ramagem. Sua inflorescência é formada por numerosas flores vermelho-claras, formadas na primavera e no verão.
 
Pela sua fácil condução como trepadeira é indicada para revestir grades, muros, cercas, entre outros, devendo ser conduzida através de suportes ou outro material para sustentação. A planta deixa o local com um belo visual tanto pela sua intensa floração como também pela sua folhagem verde escura muito decorativa.
 
É uma planta de fácil cultivo não exigindo cuidados especiais para seu desenvolvimento. É indicada para locais de pleno sol, não tolerando geadas.
 
É ofertada no Mercado Permanente de Flores da Ceasa Campinas, em mudas unitárias com 80 centímetros até 1 metro de altura.