Grama

A grama é uma das plantas ornamentais mais comuns e utilizadas em paisagismo. Ela pertence à família Gramineae com mais de 9 mil espécies conhecidas. Também fazem parte desta família bambu, arroz, milho, aveia, entre outras.

No Mercado de Flores e Plantas Ornamentais da Ceasa-Campinas no Setor de Paisagismo as gramas são ofertadas em placas de cerca de 1 metro quadrado cada uma nas variedades esmeralda, bermudas, santo aqostinho e são carlos. A batatais é vendida por metro em touceiras.

Cerca de 80% do total comercializado de gramas na Ceasa é representado pela variedade esmeralda adquirida para compor jardins, gramados residenciais, áreas públicas e industriais. A grande aceitação desta variedade se deve ao seu preço, resistência e pela maior facilidade na manutenção e poda, pois se mantém mais uniforme e rente ao solo do que as outras espécies.

Tanto a esmeralda quanto a bermudas são as mais indicadas para a formação de gramados esportivos como campos de futebol, pólo, golfe, tênis, beisebol. Ambas agüentam bem o pisoteamento e têm alta capacidade de regeneração.

Para um gramado bonito e durável é necessário saber analisar o local e finalidade para escolher o tipo mais apropriado de grama. Para fazer esta análise deve-se observar os seguintes fatores:

1.           Clima - frio ou quente, seco ou úmido

2.           Índice pluviométrico e irrigação &ndash se a área recebe muita ou pouca chuva e quais serão as outras formas de irrigar

3.           Região geográfica &ndash litoral, serra ou outra

4.           Insolação e luminosidade diárias

5.           Tipo de solo - arenoso, argiloso ou orgânico

6.           Utilização da área &ndash jardim, passagem de pedestres, área para esportes, etc.

Após a escolha do tipo de grama mais apropriado é importante também fazer o preparo básico para o solo que receberá as mudas. O solo deverá ser bem permeável, aerado e nutrido, para que a grama se desenvolva rapidamente. Solos muito compactados dificultam a penetração das raízes, prejudicando o desenvolvimento da planta.

A manutenção do gramado após sua formação é outra preocupação.  É preciso fazer regas adequadas e podas corretas fertilizar combater ervas daninhas, pragas e doenças. Também é importante realizar areação com frequência removendo do excesso de matéria orgânica, oriunda da própria grama, que se deposita em cima do gramado, em função da morte natural dos colmos e folhas da planta.