Jaca

Jaca

A Artocarpus heterophyllus, vulgarmente conhecida como jaqueira, é uma árvore tropical cujo fruto é conhecido como jaca.

A árvore é considerada espécie nativa da Ásia, porém atualmente é cultivada e se desenvolve espontaneamente em vários países tropicais de diversas partes do mundo.

O fruto é um aglomerado de “bolsas”, de forma ovalada originada do desenvolvimento da inflorescência feminina. Estes nascem diretamente do tronco e dos galhos mais grossos e chegam a pesar até 30kg e medir até 40cm de comprimento.

Os “bagos” são de cor amarelada, envoltos por uma camada grudenta, sabor doce e cheiro forte e característico, reconhecível a longa distância. Os bagos podem ser de consistência um pouco endurecida ou totalmente mole, caracterizando duas variedades muito conhecidas e denominadas popularmente de “jaca-mole” e “jaca-dura”.

Geralmente são consumidos no estado in natura, contudo podem ser feitos doces e geleias. As sementes também podem ser consumidas depois de assadas ou cozidas, possuindo sabor semelhante a castanhas.

Por ser rica em potássio, fero, cálcio, vitaminas A, C, tiamina, niacina e fibras, além de conter quantidades significativas de antioxidantes; a jaca traz benefícios para a saúde, como: favorece no controle da pressão arterial, ajuda na saúde óssea, reforça o sistema imunológico, previne a constipação intestinal e protege contra os radicais livres e doenças degenerativas.

Receita: Geléia de Jaca

Ingredientes: 2 xicaras de jaca mole, 3 xicaras de água, 1 xicara de açúcar e ½ limão.

Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes para ferver por 15 minutos, menos o limão. Espere esfriar e passe por uma peneira. Leve ao fogo para apurar e acrescente o suco do limão.

Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 10 porções

www.saudedica.com.br

www.infoescola.com

www.tabelanutricional.com.br