Lichia

Lichia

“Lichia (Litchichinesis Sonn), nome “litchi” ou “Li-zhi” do dialeto chinês, significa “ser destacada do galho, e foi primeiramente descrita em 200 a.C. É uma fruta tropical e subtropical da família Sapindaceae, de alto valor comercial pela sua cor vermelha atraente, argilo branco, trasnlúcido e muito apreciada por seu sabor doce.

É originária do sul da China, mais exatamente da província de Cantón, sendo considerada fruta nacional nesse pais e/ou em outros, como rainha das frutas pelo seu sabor e aroma adocicado. Foi introduzida no Brasil em 1810, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, onde se adaptou perfeitamente, e hoje é amplamente cultivada no Sudeste, tanto em pomares domésticos como em comerciais.

A colheita dos frutos ocorre de novembro a janeiro, atendendo ao mercado na época das festas natalinas, quando a procura e o preço são maiores. As cultivares mais plantados no país são “Bengal” e “Brewster”, com produtividade oscilando entre 150 a 180 kg de frutos por planta, após a estabilização da produção.

Na gastronomia é utilizada fresca, enlatada, desidratada ou processada em sucos, vinhos, picles, compotas, sorvetes e iogurtes. A polpa de lichia é rica em vitamina C (50mg) e constitui-se, também, boa fonte de vitaminas importantes à dieta humana, como a vitamina B1 (0,02 mg), vitamina B2 (0,05mg) e niacina (vitamina B3) 0,3mg, e 65 Kcal, todos em 100g de polpa.

 

RECEITA

MOUSSE DE LICHIA

 

INGREDIENTES

– 250 gramas de lichia

– 3 claras de ovos

– 1 xícara de açúcar

– 1/2 copo americano de água

– 2 pacotinhos ou 2 folhas de gelatina sem sabor

– 1 xícara de creme de leite fresco

 

MODO DE PREPARO:

Descasque as lichias e retire o caroço. Em seguida, bata tudo no liquidificador. Numa panela, junte a água e o açúcar e faça uma calda. Depois, bata as claras em neve até que não caia da travessa. Entre com a calda em ponto de fio. A calda deve estar quente ainda, para formar o merengue. Misture a lichia batida às claras e acrescente a gelatina, dissolvida em pouca água. Depois, é só bater o creme de leite fresco. Deste ponto, a mousse vai para o recipiente e, depois, para geladeira até firmar.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Avaliação da composição nutricional e atividade antioxidante de Litchi chinensis. Dissertação de pós graduação. Eduardo Lopes da Motta.

A cultura da lixeira, Ver. Brasileira de Fruticultura, vol 31 nº 2 Jaboticabal Junho 2009

Frações da Lichia: Caracterização Química e Avaliação de Compostos Bioativos. Dissertação de pós graduação. Estela de Rezende Queiroz, Lavras-Mg, 2012

www.melhoramiga.com.br/mousse-de-lichia