Mirtilo

Mirtilo

O Mirtilo ou Blueberry como é popularmente conhecido, é um fruto silvestre do gênero Vaccinium muito nutritivo e saboroso. Nativo da Europa e Ásia, diversas variedades de Vacciniun são cultivadas na América do Sul em regiões frias, em que as frutas são mais avermelhadas e adaptadas ao clima.

Além de rico em vitaminas como A e C, o mirtilo e seus produtos possuem elevadas concentrações de flavonoides como as antocianinas, flavonóis, catequinas, taninos e ácidos fenólicos que são antioxidantes naturais que atuam no combate aos radicais livres. Têm sido atribuídas a este fruto, diversas propriedades benéficas como tratamento e prevenção de desordens no trato urinário, de patologias cardiovasculares, da cárie dentária, úlceras gástricas, assim como propriedades anticancerígenas, antibacterianas e antivirais.

O mirtilo pode ser consumido tanto ao natural como para preparo de sucos, geleias, iogurtes entre outros.

Pesando em média 1,5 á 4g, de forma arredondada e sabor doce-ácido, cada 100 gramas de mirtilo tem 57 kcal. Os mirtilos frescos podem ser mantidos em refrigeração por até cinco dias ou podem ser congelados por até um ano.

Receita

SUCO DE MIRTILO

·         1 xícara de mirtilos

·         ½ litro de água

·         Suco de ½ limão

·         Açúcar e gelo a gosto

Preparo: Bata os mirtilos no liquidificador juntamente com a água, depois coe e bata novamente agora incluindo o açúcar e o suco de limão. Sirva com cubos de gelo

 

Fontes:

Jesus, T. F.P.: O Mirtilo e suas Propriedades Terapêuticas. Porto, 2013. Disponível em http://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/3970/1/O%20Mirtilo%20e%20suas%20Propriedades%20Terap%C3%AAuticas.pdf- Acesso 10/11/2017.

http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1701143-4529,00.html – Acesso 10/11/2017.