Salsão

Salsão

salsão ou aipo (Apium graveolens) é uma planta aromática comestível da família das apiáceas. Todas as partes vegetativas podem ser consumidas: a raiz, o caule e as folhas. Lembra uma salsinha (da mesma família) que cresceu demais. As folhas são mais ricas em vitamina A, enquanto o talo tem mais vitamina C. Já as raízes são ricas em sais minerais, ideais para o preparo de caldos mineralizantes.

No Brasil, o seu consumo ainda é restrito, sendo o estado de São Paulo o maior produtor e consumidor. A região sudeste apresenta condições climáticas adequadas para a cultura, com plantios idealmente nos meses de março a maio, quando a temperatura é mais amena, e a umidade do ar é mais baixa, ocasionando uma menor incidência de doenças. Seu ciclo de crescimento gira em torno de 150 a 180 dias, ou seja, colheitas 5-6 meses após o plantio: agosto a dezembro. Mas, como são cultivadas 4 variedades aqui no Brasil, é comum encontrarmos salsão nos hortifrutis de São Paulo durante todo o ano.

O salsão é rico em vitaminas — principalmente a K e a C — e em minerais, como magnésio. Tem ainda uma quantidade enorme de fibras, o dobro das presentes numa mesma porção de alface comum, por exemplo.

O seu aroma forte é devido à presença de óleos essenciais finos e leves (o que explica seu aroma rápido e marcante) como o limoneno (o mesmo que abunda na casca dos cítricos), também uma representante da família dos flavonoides, a apigenina, justamente a responsável pelo seu aroma e sabor típicos.

 

RECEITAS

 

Suco DETOX

Função: ativar todos os órgãos excretores, ajudando na eliminação de gases, retenção hídrica, toxinas retidas no pulmão, intestinos e pele. 

Ingredientes: 1 xícara de talos e folhas de salsão (ou erva doce) + suco fresco de 1 limão + 1 xícara de água de coco.

Preparo: bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente. Coar é opcional. Tome por 21 dias, dê um intervalo de 1 semana e repita se julgar necessário.

 

Suco PODEROSAMENTE Alcalinizante e Adstringente

Ingredientes: 1 pepino médio + suco fresco de 1 limão + 2 talos inteiros de salsão + 1 xícara de salsa + 2 rodelas de abacaxi bem maduro

Preparo: Pique o abacaxi e coloque-o no fundo do liquidificador. Acrescente o suco do limão, a salsa (folhas e talos) e as ramas do salsão. Se necessário, use um mínimo de água filtrada (ou de coco verde) para facilitar a batida. Sirva imediatamente.

 

Fonte: https://www.docelimao.com.br/site/desintoxicante/pratica/2143-beneficios-e-bom-uso-do-salsao.html