Beterraba

Beterraba
A beterraba é uma raiz originária da Europa. Existem três tipos de beterraba: a beterraba açucareira, usada para produção de açúcar, a beterraba forrageira, usada para alimentação animal e aquela cujas raízes são consumidas como hortaliça, sendo a mais conhecida no Brasil. 
Apresenta um sabor bastante doce devido à sua concentração de açúcar, o que facilita o seu consumo em saladas (picadas ou em rodelas) ou sucos.
Destaca-se como uma das hortaliças mais ricas em ferro, tanto na raiz quanto nas folhas. É boa fonte de ácido fólico e vitamina C. Ocupa também lugar de destaque na lista das hortaliças com maior potencial antioxidante
Cada 100 gramas de beterraba cozida contém 32 kcal, 1,3 g de proteína, 7,2 g de carboidrato, 0,2 g de ferro, 245 mg potássio, 1,2 mg de vitamina C.
Quando em condição natural, a beterraba se conserva por até uma semana, se mantida em local fresco e sombreado. Em  geladeira pode ser mantida por até 15 dias, embalada em saco de plástico perfurado. Quando guardadas já descascadas, raladas ou picada sua durabilidade será reduzida a três ou quatro dias devendo obrigatoriamente ser conservadas em geladeira, dentro de saco ou vasilha de plástico.
Na hora da compra preferir as que estejam com a casca lisa, firme e sem rachaduras. Escolha a beterraba de cor concentrada e tamanho médio.
http://www.rgnutri.com.br/ Acesso em: 11 set 2014
Tabela de Brasileira de Composição de Alimentos – TACO, 2011.
Salada de Atum ao Creme de Beterraba
1 caixinha de creme de leite
1 beterraba pequena cozida e picada
1 xícara (chá) de grão-de-bico cozido
1 cenoura grande ralada
1 lata de atum em conserva de água e sal
 
Modo de Preparo
Bata no liquidificador o creme de leite com a beterraba até obter um creme homogêneo e tempere com sal a gosto. À parte, misture o grão-de-bico, a cenoura e o atum. No momento de servir, coloque a salada em pratos individuais, forrados com folhas de alface americana e cubra com o creme de beterraba.
https://www.nestle.com.br/ Acesso em: 11 set 2014