Broto de Bambu (Takenoko)

Broto de Bambu (Takenoko)

O Bambu ou takenoko é uma planta originária da India e encontrada em todo o mundo. Possui 45 gêneros e mais de mil espécies em todo o mundo. A mais comum no Brasil foram trazidos pelos colonizadores portugueses, mas existem espécies nativas brasileiras.

É ornamental no Ocidente, mas no Oriente é alimento, medicamento,  valioso material para construções, mobiliário e artesanato, utilizando os brotos, as folhas, entre-nós e água e simboliza sabedoria, serenidade e paz. A planta dá um exemplo que deve servir aos homens: mostra que diante de adversidade, o melhor é ser flexível.

Broto de bambu é um dos ingredientes utilizados pela culinária japonesa, chinesa, indiana, entre outros, há muitos séculos.

Além do sabor, a combinação de cores e formatos com outros ingredientes mostram uma obra de arte no prato a ser servido, do mesmo se origina uma imensa variedade de pratos tradicionais destes povos, desde frituras e assados a cozidos e saladas.

Pode ser utilizado em conserva e também no preparo de refogados com manteiga, temperos e cheiro verde, ou mesmo consumido junto com carne bovina,  frango ou carne suína.

 O broto de bambu é conhecido por doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer,  reduzir o nível de gordura no sangue e a regular a pressão sanguínea. 

Cem gramas do broto possuem em média  27 calorias e 533 mg de potassio, mineral que evita hipertensão e problemas no coração. 

  Existem vários tipos de bambu, mas o que se come é a  espécie chamada moosoochiku, que é mais macio e tem sabor suave. O broto tem formato de cone é de  cor branca; sua consistência é levemente crocante e necessita ser aferventado antes de ser utilizado em qualquer receita.

  Na hora de comprar, escolha os mais grossos, com casca luminosa, firme e ponta    amarela, pois os que têm ponta verde são mais amargos.

RECEITA

Refogado na panela WOK

Ingredientes

·         Óleo

·         cebola cortada em fatias 

·         pimentão vermelho ou amarelo cortado em cubos (são mais doces que os verdes)

·