Camélia

Originária do oriente, a Camélia faz parte de um grupo variado de arbustos de médio a grande porte. Seu florescimento ocorre no início do outono e dura até o final do inverno e sua beleza marca a obra e batizou o título em português de uma das maiores obras da literatura internacional, "A Dama das Camélias".

 

Suas flores são simples ou dobradas e as cores variam entre vermelhas, brancas, róseas e bicolores. Já suas folhas são verdes e brilhantes o ano todo e a flor apresenta um suave perfume.

 


A flor é bastante utilizada em arbustos decorativos e é comercializada em potes ou torrões. É necessário cultivá-la em pleno sol ou meia sombra, em vasos ou jardins, uma vez que harmonizam o ambiente.

 


É aconselhável plantar esses arbustos em solos ricos em matéria orgânica. O plantio requer alguns cuidados especiais quanto à irrigação no outono e no inverno, já que estas estações do ano apresentam baixa umidade do ar. Após a floração, é recomendado podá-la.

 

No Mercado de Flores e Plantas Ornamentais da Ceasa-Campinas é possível encontrá-las em mudas de 1,30 a 1,60 metros em vários boxes da Central.