Canela

Canela

A canela possui uma serie de benefícios, é uma especiaria asiática, ajuda a prevenir e combater o diabetes, controlando os níveis de açúcar no sangue. Contribui para o emagrecimento por ter uma ação   termogênica  capaz de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico, diminui o colesterol total e o ruim, LDL, e também os níveis de triglicérides.

O alimento possui forte ação antioxidante e antiflamatória colaborando para a prevenção de doenças degenerativas como ALZHEIMER.

A canela possui cromo, este nutriente pode aumentar a sensibilidade à insulina, quando isso acontece há um risco maior de pessoa desenvolver uma resistência a insulina. A especiaria ainda conta com o polifenol MHCP que melhora a ação da insulina nas células, contribuindo para a redução dos níveis de glicose no sangue.

Há resultados positivos da canela em mulheres com resistência a insulina associada a Síndrome de Ovário Policístico.

Quantidade recomendada é de 1 a 6 gramas equivalente a 1 colher ( chá ) ao dia! Não há diferença em consumir em pó ou em pau, esta especiaria pode ser polvilhada em frutas, doces ( arroz doce, cural de milho, mingau ), legumes, carnes  , pode ser incluída em sucos, café e chás.

 

ARROZ DOCE DE LARANJA E CANELA

INGREDIENTES:

250 gr arroz branco já cozido

500 ml de leite

2 unidades laranja ( suco e as raspas da casca )

1 pauzinho canela

100 gramas açúcar

1 colher ( sopa ) amido de milho

MODO DE PREPARO: Em uma panela, ferva 400 ml de leite com o suco de laranja e o pau de canela. Dissolva a amido de milho em 100 ml de leite frio e adicione a mistura, mexendo até engrossar. Retire o pau de canela e adicione a raspa das cascas de laranja, misture com o arroz. Despeje a mistura numa travessa, leve ao refrigerador por algumas horas e antes de servir, salpique sobre ela um pouco de canela em pó.

Referencia Bibiografica – “ Reeducação Alimentar”, qualidade de vida, emagrecimento e manutenção da saúde, Joselaine Silva Sturmer, 5 ª edição, editora Vozes.