Crisântemo

Crisântemo
O crisântemo ou cientificamente a Dendranthema grandiflora, produzido como flor de corte ou em vaso, é extremamente importante no mercado mundial sendo produzido praticamente em todo mundo.
A palavra crisântemo significa "flor dourada", vindo do grego "chrysos", ouro e änthemon", flor. Existem relatos de seu cultivo há mais de 2.000 anos como flor de jardim na Ásia, sendo ele a flor nacional do Japão.
Tem, no total, mais de 200 espécies comercializadas. Pertence a família Compositae e, desse grande numero de espécies, existem muitas que fazem parte do nosso dia a dia. como as diversas variedades de margaridas por exemplo.
No Japão, simboliza vida longa e até existe uma data comemorativa especial para homenageá-lo.No final do século XVII, o crisântemo chega a Holanda e, devido ao seu sucesso, no começo do século XIX já se fazia presente em exposições de flores.
Com técnica desenvolvida em 1930, a partir da década de 50 produtores comerciais iniciaram o controle da produção pelo número de horas escuras do dia, o que permitiu a colheita durante o ano todo. A produção foi voltada inicialmente para corte e posteriormente para plantas em vaso.
A diversidade de cores e formas, a durabilidade das flores em vaso e a precisão com que respondem ao comprimento do dia (fotoperíodo) para o florescimento, são as principais características da grande popularidade dessas plantas.