Figo

O mês de dezembro no Brasil é privilegiado na produção de frutas tropicais, ótimas para a saúde e de fácil digestão. O figo está entre as principais e tem colheita no país normalmente de novembro a março, num período de entressafra da produção da fruta fresca do hemisfério norte e nos países do Mercosul. Assim, são amplas as possibilidades de exportação, pois o produto brasileiro entra no mercado internacional, logo após a safra dos países mediterrâneos. O figo está entre as vinte principais frutas exportadas pelo Brasil e vem mantendo a terceira posição no ranking de volume comercializado.

 

   A produção do figo pode ser destinada tanto para a comercialização in natura quanto para a industrialização. Para a indústria, o fruto meio maduro destina-se à produção do doce de figo, seco e caramelado, tipo rami. O figo inchado ou de vez, pode ser comercializado para o preparo de compotas ou figadas, enquanto os figos verdes são empregados para a produção de compotas e doces industrializados.

 

   O cultivo da figueira no Brasil baseia-se praticamente na plantação de uma única variedade: roxo de Valinhos. O figo é uma fruta climatérica, ou seja com capacidade de amadurecer depois de colhido. Portanto é um fruto muito perecível, com uma vida útil estimada em menos de uma semana quando armazenado em temperatura ambiente. Os frutos são geralmente colhidos no período matutino e encaminhados para a comercialização ainda no mesmo dia.

 

   O valor do figo é dado principalmente pelo seu tamanho, cor e aparência. Quanto mais arroxeada a coloração, uma característica da variedade, maior a aceitação. De maneira geral, o figo é consumido ao natural e deve ser utilizado sem a casca, pois é comercializado com uma camada de sulfato, para melhor conservação. Outras maneiras de consumo são em saladas (de frutas e de verduras), com presunto cru, como recheio de tortas e na elaboração de mousses, cremes e molhos.

 

   O ideal é comprar os figos sempre inteiros (macios, mas firmes), sem bolor e sem partes moles. Por estragarem com muita facilidade, devem ser armazenados na geladeira sem lavar e sem colocar uns sobre os outros, consumindo-os até três dias depois de comprá-los.

 

   O valor nutricional do figo reside em seu conteúdo de sais minerais e açúcar, sendo um dos frutos de clima temperado que possui maior quantidade de cálcio. Também contém fibras (pectina), fibra solúvel que ajuda reduzir o colesterol no sangue.

 

Receita

Torta de figos

 

Ingredientes:

5 caixas de figo ou 40 figos maduros e firmes (cada caixa tem 8 figos)

 

Modo de Preparo:

- Descasque os figos e corte-os em rodelas de aproximadamente 1 cm de espessura.
- Unte uma forma redonda com furo no meio (20 cm de diâmetro x 7 cm de altura) com água.
- Faça uma camada no fundo da forma com rodelas de figo e nas laterais.
- Complete a forma com o restante das rodelas ate a borda, "bem apertadinhas".
- Cubra com papel-filme e leve a geladeira por no mínimo 2 horas.
- Retire o papel-filme e desenforme.

OBS: A montagem pode ser feita como você preferir: cortar os figos em rodelas ou no sentido do comprimento. O importante é deixar a polpa virada para a forma na hora de montar para, quando desenformar, ficar colorido.