Goiaba

O Brasil é um dos maiores produtores de goiaba no mundo, a maior produção se concentra principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, onde se somada a produção chega a 80% do total produzido no país.

A goiaba é um fruto de alto valor nutritivo, pois apresenta grande quantidade de vitamina A, B1, C, cálcio, fósforo, ferro e fibras solúveis. Apresenta formatos diferentes, coloração da casca verde-amarela variável de acordo com a maturação do fruto, polpa de coloração variável podendo ser branca, rosada ou vermelha e interior preenchido por sementes. As diferenças entre a variedade de polpa vermelha e a branca não estão só na cor: a goiaba de polpa branca possui uma quantidade bastante considerável de vitamina C. Já a variedade de polpa vermelha apresenta uma quantidade grande de licopeno, um nutriente antioxidante potente. O licopeno ajuda na prevenção de câncer e proteção contra doenças cardiovasculares por proteger a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos.

Assim como outras frutas, a goiaba deve ser consumida, preferencialmente, in natura. Na culinária, por não ser um alimento ácido, a goiaba vem sendo utilizada na confecção de molhos salgados e agridoces. Também é utilizada em diferentes preparações, como doces (goiabada), geleias, compotas, sorvetes e sucos.

Quando madura, deve ser utilizada logo, pois sua durabilidade é pequena (em torno de dois dias). Em bom estado, a goiaba conserva-se por uma semana em geladeira.  Na forma de polpa pode ser congelada com sucesso.

O melhor período de safra ocorre entre janeiro e maio.

 

Receita de mousse de goiaba light com iogurte natural

 

Ingredientes:

·6 goiabas vermelhas;

  • 1 xícara de chá de água;

·1/2 xícara de chá de açúcar orgânico (de coco, por exemplo);

·2 xícaras de chá de iogurte natural desnatado;

·1 colher de sopa de raspas de limão.

Modo de preparo:

Descasque as goiabas, pique e leve para ferver em uma panela com a água. Quando ferver, desligue e passe na peneira. Leve o caldo para bater no liquidificador com os pedaços de fruta, o açúcar, raspas de limão e iogurte. Distribua em taças e leve para gelar por duas horas. Sirva. 

 

 

Autor: Luciana Martinuzzo CRN 6119