Lisianto

Elegância, beleza e versatilidade são algumas das características marcantes do lisianto (Eustoma gradiflorum), flor muito parecida com a rosa, natural da América do Norte. É uma das mais procuradas para decoração de festas e casamentos e para confecção de arranjos, devido a sua delicadeza, durabilidade, formas - sinos simples ou dobrados - e cores - brancas, róseas, roxas, vermelhas.

Possui caule ereto pouco ramificada de 30 a 60 cm de altura. Com oferta anual e regular, a planta é produzida em cultivo protegido (estufas), em vasos e comercializadas como flor de corte. Apesar de ser produzida uma vez ao ano, pode haver disponibilidade em períodos após o verão ou ainda no inverno, dependendo da incidência e influência da baixa temperatura durante o dia.



No Mercado de Flores da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), o produto é disponibilizado em corte ou em caixas com seis vasos cada (com diâmetro de 14 e15 cm). Em corte é apresentado em flores com comprimento de haste curto ou longo e em botões florais chamados de "buquês".



As flores de corte devem ser cortadas na transversal, na ponta da haste de aproximadamente 1 a 2 cm para facilitar a hidratação da flor. Para que essa hidratação ocorra de maneira correta é necessário introduzí-la o mais rápido possível em um recipiente com água, sem deixar secar. Com estes cuidados, a flor pode durar, dentro de casa, cerca de duas semanas.