Maçã

Maçã

Maçã, típica de clima temperado, da família Rosaceae, tem suas origens nas montanhas do Cáucaso, Oriente Médio e Leste Asiático.

No Brasil, tem boa aclimatação no Sul do país. As variedades Gala e Fuji correspondem por 90% da área plantada.

As maçãs nacionais são encontradas de fevereiro a dezembro; já as estrangeiras apresentam melhor qualidade de agosto a janeiro.

Escolha frutas firmes, de casca lisa, sem machucados ou depressões. Entre duas opções do mesmo tamanho, fique com as mais pesadas. Prefira as maçãs de cor viva, quanto mais vermelha a maçã, mais doce ela é.

 Sempre que possível, utilize maçãs com casca, para aproveitar a maior quantidade de fibras. Quando tiver de reservar maçãs cortadas, pingue algumas gotas de limão para que não escureçam.

As maçãs podem ser conservadas na parte de baixo da geladeira por até três semanas

Para melhor aproveitamento da fruta, o ideal é consumi-la ao natural com casca, pois é junto dela que estão a maior parte das suas vitaminas, dos sais minerais e fibras.

A fruta é rica em pectina, uma fibra solúvel que ajuda a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim) do sangue.

A maçã além de ser excelente fonte de fibras, oferece vitamina C, vitamina A e Folato.

As catequinas, substâncias antioxidantes presentes na fruta, já foram associadas em diversos estudos à boa saúde pulmonar, melhorando sintomas da doença pulmonar obstrutiva crônica e de outras afecções respiratórias, como a asma.

Maçãs assadas no forno com canela e sem sementes dão uma sobremesa deliciosa e pouco calórica outra opção é o purê de maçã que acompanha muito bem assados de carne de porco ou de aves.

Bolo, torta, strudel  são boas opções de preparações feitas com maçã, preparados com massa recheado de maçãs picadas e misturadas com nozes e açúcar, acompanha muito bem um chá.

Em um passeio a um hotel em Campos do Jordão consegui esta receita deliciosa de bolo de maçã com canela, vale a pena fazer e comer com a família e amigos.

 

 

Receita: Bolo de maçã

 

Ingredientes:

Em uma tigela coloque:

  • 2 maçãs sem casca picada
  • 3 copos de trigo
  • 1 colher (de chá) de bicarbonato
  • 1 xícara de nozes picadas
  • 1  xícara de passas
  • 1 colher de sobremesa de canela em pó
  • 4 colheres (de café) de fermento

Mexer bem os ingredientes.

 

No liquidificador:

As cascas das maçãs

2 copos de açúcar

1 copo de leite

1 copo de óleo

1 colher de sopa de essência de baunilha

4 ovos

 

Modo de preparo:

Depois  de bater os ingredientes no liquidificador, misture  o mesmo com os da tigela, e depois de estar bem misturado coloque em uma forma untada com açúcar e canela e leve para assar.

 

Sugestão: depois de pronto, peneirar canela em pó com açúcar.