Banco de Alimentos arrecadou mais de 213 mil kg em 2019

a

Em 2019, o Banco de Alimentos de Campinas arrecadou 213 kg em doações de alimentos. Os produtos mais arrecadados foram: arroz, feijão, macarrão e leite.  

“Com a crise que o país econômica que o país vêm atravessando e com a ida de diversas empresas para outros municípios houve um acentuada queda na arrecadação, apesar da busca de novos parceiros, as campanhas de arrecadação aumentaram, mas as doações não, sinal da dificuldade que nossa população enfrenta,. Temos a esperança que a arrecadação melhore com os sinais que a economia vem apresentando e com o aumento da arrecadação.”, disse Vancini. 

Um dos eventos de destaque no ano passado foi a Gincana do Colégio Integral, no mês de maio, arrecadando quase 35 toneladas de leite. Outra arrecadação importante foram os jogos do Vôlei Renata, arrecadando quase 9,5 toneladas em alimentos não perecíveis, como forma de entrada para os jogos do time campineiro no ginásio de esportes engenheiro Alberto Jordano Pereira Ribeiro, localizado no Parque Portugal.

O Banco Municipal de Alimentos foi fundado em 2003 e atende a mais de 120 entidades beneficentes e cerca de 33 mil pessoas em situação de risco social. É resultado de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar de Campinas e a Ceasa. A sede da entidade está localizada dentro da central de abastecimento, que também operacionaliza o Banco. 

É reconhecido como uma referência nacional em segurança alimentar, servindo de modelo para outras prefeituras que pretendem implantar bancos de alimentos. Em outubro do ano de 2013, o Banco de Alimentos de Campinas recebeu pela segunda vez o Prêmio Josué de Castro de Combate à Fome e à Desnutrição, do Governo do Estado de São Paulo.
 

Galeria de fotos