Banco de Alimentos de Campinas arrecada mais de 470 mil kg em 2018

Foto de caixas com alimentos arrecadados

O Banco de Alimentos de Campinas arrecadou, em 2018, mais de 470 milkg em doações de alimentos não-perecíveis. Entre os principais alimentos arrecadados nos eventos culturais e parcerias com empresas estão: arroz, feijão, macarrão e açúcar. A banana também teve destaque durante o ano, mas diferente dos outros produtos, a doação foi recebida através de um convênio entre o Banco de Alimentos de Campinas e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo o gerente do Banco de Alimentos, Osvaldo Vancini, a arrecadação de alimentos do ano passado foi positiva, principalmente pelo fato de tersido um ano de crise econômica política e de greve dos caminhoneiros, o que refletiu negativamente por muitos meses.

“Grandes empresas da região metropolitana deixaram de doar pois mudaram suas plantas para outros estados. Apesar disso houve a captação de outros doadores, fazendo com que o atendimento às entidades não fosse comprometido”, comentou Vancini.

Um dos eventos de destaque no ano passado foi a gincana do colégio integral, o show de fim de ano da EPTV Campinas com a Secretaria de Cultura e os jogos do vôlei Renata. Outras empresas doadoras com destaque são a Arcor, a Sodexo e o Carrefour que fizeram doações durante todo ano, além da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) – através de duas cooperativas agrícolas.

 

Sobre o Banco de Alimentos

Com o objetivo de combater o desperdício, o Banco recebe doações de alimentos que poderiam ser descartados por data de validade próxima ou outro risco de desperdíciomas que estão com qualidade nutricional preservada e aptos para o consumo humanoO Banco assume a responsabilidade dos produtos doados, distribui rapidamente e presta contas ao doador sobre o destino dos mesmos.

Foto da fachada do banco de alimentos dentro da CEASA