Ceasa e Instituto Agronômico realizam demonstração sobre refrigeração de hortifrútis

a

Hoje de manhã foi realizada uma exposição do ensaio de conservação de tomate em câmara fria. Uma parceria entre a Ceasa Campinas e o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), com a participação das pesquisadoras do Departamento de Pós Colheita, Sílvia Valentini, Juliana Sanches e Eliane Benato. A demonstração apresentou aos comerciantes da Ceasa Campinas e interessados, o efeito da conservação de tomates na temperatura adequada de 10°C, durante 01 dia, 04 dias e 06 dias, comparado ao mesmo produto mantido em temperatura ambiente pelos mesmos períodos. Os visitantes puderam constatar a vantagem da conservação a frio da hortaliça nos aspectos: menor perda de peso e menor porcentagem de podridão.

 

O agrônomo da Ceasa Campinas, Ricardo Munhoz, comentou sobre a ação: "O uso de câmaras frias não apenas no tomate mas nas demais hortaliças reduziria as perdas, bem como as despesas com mão de obra no retrabalho. Além disso, com a possibilidade de manter um estoque dos produtos na Ceasa, os atacadistas poderiam economizar no frete e na estabilidade da oferta em momentos de escassez no campo", comentou Munhoz.

 

Os tomates utilizados na pesquisa - no total 07 caixas - foram doados para o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), que realiza um trabalho de apoio a famílias da cidade de Campinas em vulnerabilidade social.

Galeria de fotos
  • a
  • a