Ceasa e Universidade São Francisco renovam parceria que forma auxiliares de cozinha

Turma toda

A Ceasa Campinas, a Universidade São Francisco (USF) e o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA) renovaram a parceria do curso de formação de auxiliar de cozinha, que funciona dentro do entreposto campineiro. O projeto chamado “Cozinha Ceasa-USF”, terá a sua segunda turma nesse ano, agora com 37 alunos.


O projeto visa estimular a alimentação sustentável e o combate ao desperdício de alimentos, bem como capacitar jovens e adultos em técnicas básicas de gastronomia e higiene na cozinha. No total, 37 pessoas foram selecionadas para o curso, que teve início em maio e terá a duração de um semestre. Ao final, os participantes receberão um certificado reconhecido pela USF e pelo Ministério da Educação, que qualificará o aluno a atuar no mercado de trabalho como auxiliar de cozinha.


“Temos o prazer de manter essa parceria que para nós é extremamente importante, pois o projeto beneficia muito as pessoas que participam, ainda mais nesse semestre que serão alunas vítimas de violência que poderão ter a sua independência financeira. Essa parceria faz com que a gente colabore com o futuro das pessoas”, afirmou Wander Villalba, diretor-presidente da Ceasa.


A escolha dos alunos é feita pelo ISA. Nesse ano foram escolhidas 37 mulheres atendidas pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (CEAMO), e também pelo departamento de imigração, da secretaria municipal dos direitos da pessoa com deficiência e cidadania.


“O critério para escolha das alunas baseia-se no entendimento da quebra do ciclo de violência. A emancipação dessas mulheres vem através da inserção no mercado de trabalho, além de promover o desenvolvimento intelectual, emocional e financeiro das alunas”, comentou Aline Alves, assistente social do ISA.


Mais de 40% dos alunos da turma de 2018 já estão trabalhando, atuando diretamente no ramo, sendo em casa ou em restaurante e hotéis.
Estiveram presentes o diretor presidente da Ceasa Campinas, Wander Villalba, o diretor administrativo e financeiro da Ceasa Campinas, Miguel Nicolau, o reitor da USF, Frei Thiago Alexandre, a gerente do ISA, Maria Carolina, o coordenador do curso de gastronomia da USF, Alexandre, a gerente de marketing da Ceasa Campinas, Beatriz Traldi e a coordenadora do projeto Cozinha Ceasa-USF, Tuca Petito.

Galeria de fotos