Correio Popular: Programas sociais da Ceasa são exemplos de sucesso

a

Programas sociais desenvolvidos na Centrais de Abastecimento (Ceasa) de Campinas fazem a diferença nesse quesito do desperdício de alimentos na sociedade. Três ações evitam o descarte de alimentos no lixo e alimentam milhares de famílias carentes.

Uma das ações é o Programa Municipal de Alimentação Escolar da cidade, que trabalha junto com a Secretaria de Educação. Diariamente, a Ceasa distribui cerca de 60 toneladas de produtos para garantir as mais de 265 mil refeições servidas diariamente na merenda. O Programa atende em torno de 600 unidades escolares da cidade — escolas municipais e estaduais, salas de aulas de jovens e adultos e entidades assistenciais.

Um departamento do Programa que elabora o cardápio, faz supervisão nas escolas, logística, recepção e controle de qualidade dos alimentos da merenda e entrega nas escolas. O modelo é uma referência nacional em termos de qualidade — já ganhou o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar - e por apresentar uma alternativa ao padrão terceirizado, colocando a operacionalização numa Central de Abastecimento pública, sem custos administrativos e com foco na segurança alimentar.

O Banco Municipal de Alimentos é outra ação que funciona na Ceasa e é resultado de convênio com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social. Fundado em 2003, o Banco arrecada produtos fora da Ceasa em eventos esportivos e culturais, em supermercados, empresas e por meio de parcerias.

Os alimentos coletados passam por triagem técnica e são entregues para 120 entidades assistenciais de Campinas, cadastradas e acompanhas pela Secretaria de Cidadania. Estas instituições atendem em torno de 32 mil pessoas em situação de risco social: crianças, jovens, desempregados, idosos, deficientes, dependentes químicos, etc.

A terceira ação atende mais de 33 mil pessoas mensalmente com alimentos que seriam jogados no lixo em Campinas. É realizada por meio do Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), uma ONG que funciona dentro da Ceasa. A ONG surgiu para combater a fome e o desperdício, garantindo o aproveitamento do excedente de hortifrútis e incentivando doações dos comerciantes.

Centenas de entidades assistenciais de Campinas são atendidas pelo ISA, que nasceu da constatação de que a Ceasa Campinas tem uma grande quantidade de produtos excedentes. Neste projeto são aproveitados os excedentes da comercialização dos produtos do Mercado de Hortifrútis, doados por seus permissionários e estocados em câmaras frias para melhor aproveitamento.

 

Fonte: Correio Popular

Galeria de fotos