Prefeito de Campinas inaugura estação elevatória na Ceasa Campinas

placa

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, o presidente da Ceasa, Wander Villalba, e o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, entregaram na manhã de terça-feira, 18 de junho, a Estação Elevatória de Esgoto (EEE) da Ceasa. A entrega fez parte das comemorações dos 245 anos da cidade, que serão completados em 14 de julho.

 

A nova estação elevatória possibilitará a desativação da lagoa que era utilizada como alternativa de tratamento preliminar do esgoto da Central de Abastecimento. A ideia inicial é transformar o local, que será aterrado, em um grande mercado de pescados. “É bom para a Ceasa, para Campinas e para o Brasil, porque muitos comerciantes, que hoje vão para São Paulo comprar no atacado de pescado, poderão fazer as compras em Campinas”, afirmou o prefeito Jonas Donizette. “É algo mais moderno em termos ambientais, mais eficiente e o local poderá ser usado comercialmente”, acrescentou.

 

A Ceasa Campinas é hoje o 4º maior entreposto de alimentos do Brasil. “Conseguimos dar um grande salto em tecnologia, estamos transformando a Ceasa Campinas em um dos maiores e melhores entrepostos do estado de São Paulo e do País”, comemorou o presidente da Ceasa, Wander Villalba. Na ocasião, ele reforçou a importância da entrega da estação elevatória para o meio ambiente. “É um ganho ambiental fantástico, a preocupação com o meio ambiente é uma marca do governo Jonas Donizette”, ressaltou.

 

O diretor-presidente da Ceasa Campinas, comentou que além da estação elevatória inaugurada, o entreposto de Campinas está realizando mais algumas obras que irão corroborar com a logística e trânsito interno, fazendo com que a Ceasa de Campinas tenha um conforto logístico para mais de 10 anos, sendo pioneira na solução desse problema que existe em todas as centrais de abastecimento do Brasil. "Além da estação, nós estamos construindo mais uma plataforma logística, um estacionamento para caminhões, uma caixaria para higienização das caixas plásticas e uma nova portaria de cargas. Tudo isso vai garantir um conforto logístico interno para mais de 10 anos. Nenhuma outra Ceasa tem esse conforto em todo o Brasil, a logística dentro de uma central de abastecimento é um problema nacional e a Ceasa Campinas, mais uma vez, é a precursora na adoção de soluções para os problemas", comentou Villalba. 

 

Essa estação tem capacidade de recalcar 10,8 litros por segundo, e todo o esgoto da Ceasa será tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vó Pureza, no bairro Santa Mônica. Também foram implantados um quilômetro de linha de recalque, 200 metros de prolongamento de rede coletora por gravidade e uma linha de alimentação de água, além de duas bombas submersíveis e painéis elétricos e de automação.

Galeria de fotos
  • a
  • a
  • a
  • a
  • a