Procura por árvores de Natal naturais cresce 7% no Mercado de Flores

a

A procura por árvores de natal no final do ano é característico no Mercado de Flores da Ceasa Campinas. O crescimento das vendas em 2019 deve ser de 5% a 7% maior em relação ao ano passado. Os motivos são a preferência cada vez maior do consumidor por plantas naturais e a diversidade de tamanhos, que vão desde as minis, com cerca de 35 cm de altura, até as árvores maiores, com cerca de 1,30 metro.

Se bem cuidada, essa árvore pode ser reutilizada no próximo ano. É uma planta que requer rega diária. No interior das casas ou no jardim, a tuia pode ser transplantada. Para tanto, basta colocá-la em um lugar com bastante incidência de luz solar e irrigar todos os dias até que se acostume com o seu novo habitat.

 

Sobre a tuia holandesa

A tuia holandesa é um pinheiro que pertence à família das coníferas, originárias da Inglaterra. Recebeu este nome por ser introduzida no mercado pelos imigrantes holandeses, proprietários da fazenda. A tuia holandesa é uma árvore de tamanho compacto, comercializada desde o pote 11, com 35 cm de altura, até o pote 24, atingindo o tamanho máximo de 1,50 m. A árvore é formada por folhas verde limão que, ao serem tocadas, exalam um suave perfume cítrico e, por isso, é também popularmente conhecida como “tuia limão”.

É preciso colocar essa árvore em locais bem iluminados, onde receba cerca de duas horas de sol direto por dia. Em locais de clima ameno, ela pode ficar sob luz solar direta em tempo integral. O cultivo em vaso requer regas diárias com abundância de água, para deixar a terra sempre úmida. Não se deve molhar as folhas da tuia, pois a água parada nas folhas pode causar doenças e atrair pragas, como fungos.

 

Sobre o Mercado de Flores

O Mercado movimenta uma média de 6 mil toneladas por mês, em torno de R$ 10 milhões mensais. Tem mais de 11 mil clientes cadastrados como paisagistas, arquitetos, hotéis, decoradores, empresários, supermercados, floriculturas, etc. Recebe mais de 30 mil pessoas por mês abastecendo as 5 regiões do País. É completa: conta com mais de 20 mil itens de flores cortadas e em vasos; plantas ornamentais, forrações, mudas diversas e frutíferas, além de outros 5 mil produtos de acessórios para decoração, eventos, paisagismo e acabamento de arranjos e cestas. 

Galeria de fotos