Cozinha Ceasa - USF

Logo Cozinha USF

A Universidade São Francisco (USF) e a Ceasa Campinas realizam, dentro do entreposto, a “Cozinha Ceasa/USF – Alimentação Sustentável ISA”, que tem como objetivo formar cozinheiros e promover a alimentação saudável através do uso integral dos alimentos, voltado às famílias atendidas pelo Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA).

As aulas são ministradas por chefs docentes do Curso de Gastronomia e da Nutrição da USF e são gratuitas. Entre os temas abordados estão Cozinha Básica, Cozinha Brasileira, Cozinha Italiana, Oriental, Panificação e Confeitaria. As aulas são semanais e as turmas, selecionadas pela diretoria do ISA, se formam em apenas um semestre.

Ao final do curso, os alunos recebem um certificado reconhecido pela USF e pelo Ministério da Educação. O certificado qualifica o aluno a atuar no mercado de trabalho como auxiliar de cozinha.  As aulas são gravadas e, numa segunda etapa, os vídeos são reproduzidos em um ônibus adaptado exclusivamente para atender o projeto nos bairros atendidos pelo ISA.

A primeira turma do projeto se formou em dezembro de 2018, com a presença do prefeito de Campinas, diretores da Ceasa, do ISA, docentes da USF e convidados. Muitos alunos dessa primeira turma já estão trabalhando em restaurantes, bares e hotéis.