Ceasa-Campinas apresenta Programa de Alimentação Escolar aos vereadores

Ceasa-Campinas apresenta Programa de Alimentação Escolar aos vereadores

Gestores da Ceasa-Campinas e da Secretaria Municipal de Educação apresentaram o Programa Municipal de Alimentação Escolar de Campinas para um grupo de vereadores da Câmara Municipal de Campinas. A reunião foi realizada última terça-feira, dia 14 de dezembro.

O encontro aconteceu a convite do presidente da Ceasa-Campinas, Valter Greve, e do Secretário Municipal de Educação, professor José Tadeu Jorge. A apresentação foi feita pela gerente de Alimentação Escolar da Ceasa, Julia Amorim, e pela responsável técnica pelo programa na Secretaria da Educação, Maria Helena Antonicelli.

Participaram do encontro os vereadores Gustavo Petta, presidente da Comissão de Educação, professor Alberto, Cecílio, Paulo Gaspar, Salvetti e Carlinhos Camelô.

Conforme o presidente da Ceasa-Campinas, Valter Greve, a proposta da apresentação foi informar e orientar os vereadores sobre o funcionamento do programa, tornando mais fácil para os legisladores esclarecer dúvidas da população sobre o tema. “É também uma forma de implementar o projeto por meio das demandas dos munícipes encaminhadas aos vereadores”, ressalta Válter Greve.

No encontro, o Secretário Municipal de Educação, José Tadeu Jorge, enfatizou que os bons resultados da alimentação escolar de Campinas se fundamentam na parceria de sucesso entre a Ceasa e SME.

O programa Municipal de Alimentação Escolar de Campinas atende a 549 unidades educacionais das redes estadual, municipal e de entidades conveniadas. São oferecidas aproximadamente 300 mil refeições/dia.

Ao final do encontro, foram servidos alguns itens que compõem a alimentação das crianças e jovens das escolas da rede municipal de ensino. No cardápio estavam bolo de chocolate com abobrinha, bolo de maçã, pão e requeijão caseiros, vitamina de banana e café, suco de melancia com gengibre e outros, tudo sem açúcar.


Programa Municipal de Alimentação Escolar

A operacionalização do Programa Municipal de Alimentação Escolar (PMAE) é realizada pela parceria entre a Ceasa-Campinas e a Prefeitura Municipal de Campinas através de convênio firmado por meio da Secretaria Municipal de Educação.

O modelo de parceria da alimentação escolar de Campinas é referência nacional em termos de qualidade e já conquistou o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, sendo uma das mais bem avaliadas do país.

A missão do Programa é atender às necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência na escola e promover hábitos alimentares saudáveis, oferecendo uma alimentação de qualidade adequada às faixas etárias e às condições socioeconômicas, sempre respeitando a cultura e os hábitos locais.

O departamento de Alimentação Escolar da Ceasa Campinas conta com uma equipe composta por nutricionistas, técnicos em nutrição, assistente contábil e administrativo, analista fiscal, motoristas, operadores de carga e almoxarife.

Uma equipe da Coordenadoria de Nutrição é responsável por elaborar os cardápios; desenvolver receitas e aplicar testes de aceitabilidade; supervisionar as escolas municipais, estaduais, núcleos e entidades conveniadas; gerenciar, treinar e capacitar as cozinheiras.

Também é de sua responsabilidade ministrar palestras e oficinas de educação alimentar e nutricional para alunos, pais, professores e diretores; atender os alunos com restrições alimentares; gerenciar estágios com universidades parceiras, além de realizar o controle de qualidade dos alimentos recebidos na Ceasa Campinas.

Clique aqui para ler a reportagem original no site da Prefeitura de Campinas

 

Galeria de fotos
  • Ceasa-Campinas apresenta Programa de Alimentação Escolar aos vereadores