Ceasa Campinas registra queda no valor da goiaba

Foto de goiabas

Você gosta de goiaba? Conhece seus benefícios? Essa fruta popularmente conhecida está em seu ápice de sazonalidade e pode ser encontrada cada vez mais na Ceasa Campinas. O preço da goiaba diminuiu 6,93% na relação 2018/2019, sendo vendida, na média, a R$ 2,55/kg em 2019 e a R$ 2,74/kg no ano passado.

O Brasil é um dos maiores produtores de goiaba no mundo, a maior produção se concentra principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, onde se somada a produção chega a 80% do total produzido no país. Essa fruta é muito nutritiva e possui um sabor doce e azedo, e pode ser encontrada em 4 tipos, a vermelha, branca, rosa e a amarela.

A goiaba de polpa branca possui uma quantidade bastante considerável de vitamina C, já a variedade de polpa vermelha apresenta uma quantidade grande de licopeno, que ajuda na prevenção de câncer e proteção contra doenças cardiovasculares. Além disso, a goiaba possui vitamina A e traços das vitaminas do complexo B, bem como potássio, magnésio, manganês, fósforo e ferro.

Para Fernando Gabetta, produtor e permissionários da Ceasa Campinas, a goiaba é uma fruta rentável, mesmo não sendo colhida durante o ano todo. “A goiaba é produzida praticamente o ano todo, apenas nos meses mais frios que a produção cai bastante. No começo do ano é bastante consumida”, disse.

Gabetta tem produção de tomate e goiaba e atualmente possui 3 mil pés de goiabeira em seu sítio, o que rende em torno de 5 a 7 mil caixas de goiaba, cada caixa tem 2kg. Ele assumiu os negócios da família que tem comércio na Ceasa Campinas há mais de 30 anos.

 

Consumo e saúde

Assim como outras frutas, a goiaba deve ser consumida, preferencialmente, in natura. Na culinária, por não ser um alimento ácido, a goiaba vem sendo utilizada na confecção de molhos salgados e agridoces. Também é utilizada em diferentes preparações, como doces (goiabada), geleias, compotas, sorvetes e sucos.

Quando madura, deve ser utilizada logo, pois sua durabilidade é pequena (em torno de dois dias). Em bom estado, a goiaba conserva-se por uma semana em geladeira.  Na forma de polpa pode ser congelada com sucesso. O melhor período de safra ocorre entre janeiro e maio.

Receita de mousse de goiaba light com iogurte natural

Ingredientes:

·6 goiabas vermelhas;

·1 xícara de chá de água;

·1/2 xícara de chá de açúcar orgânico (de coco, por exemplo);

·2 xícaras de chá de iogurte natural desnatado;

·1 colher de sopa de raspas de limão.

Modo de preparo:

Descasque as goiabas, pique e leve para ferver em uma panela com a água. Quando ferver, desligue e passe na peneira. Leve o caldo para bater no liquidificador com os pedaços de fruta, o açúcar, raspas de limão e iogurte. Distribua em taças e leve para gelar por duas horas. Sirva. 

Luciana Martinuzzo - CRN 6119 (nutricionista)

Quais os principais vendedores dessa fruta na Ceasa Campinas?

- Broto - MLC

- Teatin – MLC

- Gabetta - MLC

- Strabello – MLC

- Serginho da Goiaba - ML1

- Brombai – ML2

- Verdim – ML4