Cozinha Ceasa/USF inicia as aulas da 2ª turma do projeto

cozinha

Começaram nesta terça-feira (07/05) as aulas da 2ª turma do projeto “Cozinha Ceasa/USF – Alimentação Sustentável ISA”, na Escola de Cozinha da Ceasa Campinas. O projeto é uma parceria entre a Ceasa e a Universidade São Francisco (USF) e visa formar profissionalmente cozinheiros e promove alimentação saudável para às famílias atendidas pelo Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), ONG localizada dentro do entreposto campineiro.


O curso, com 40 alunos, tem duração de sete meses e as aulas, ministradas por chefs docentes do curso de Gastronomia e Nutrição da USF ocorrem todas as terças-feiras, no período da manhã e da tarde. Entre os temas que serão abordados ao longo do curso estão cozinha básica, cozinha brasileira, cozinha italiana e oriental, panificação e confeitaria.


O curso vai ter uma abordagem diferente da primeira turma. Em todas as aulas os alunos receberão 2 caixas com frutas, verduras e legumes doadas pelo ISA, e como desafio os alunos deverão incluir os alimentos nas receitas do dia, no estilo MasterChef.

“Essa é mais uma ação da Ceasa Campinas, colando em prática a Escola de Cozinha, ensinando os alunos a alta gastronomia e também o reaproveitamento integral dos alimentos, colaborando com o meio ambiente e combatendo o desperdício”, afirmou o diretor-presidente da Ceasa Campinas, Wander Villalba.


Nesse ano, os alunos selecionados para o projeto são do Centro de Apoio à Mulher (CEAMO) e também do Serviço de Referência ao Imigrante, Refugiado e Apátrida. Ambos os serviços são municipais e desenvolvidos pela Secretaria de Direitos Humanos.
 De acordo com o assistente social do ISA, Érick Campos, o projeto é “uma grande oportunidade para inserção no mercado de trabalho, abrindo um leque de oportunidade para qualificação profissional dos participantes, gerando promoção e emancipação dos futuros profissionais”, disse. 

 

Aula

A primeira aula foi uma apresentação do projeto com o Chef e coordenador do curso de gastronomia da USF, Alexandre Meneghetti. Após esse momento, os alunos tiveram o primeiro contato com a cozinha, ministrado pelo chef Henrique Mecciano.


“Nós estamos muito felizes com a continuação do projeto que foi um sucesso no ano passado. Espero que os alunos aproveitem ao máximo essa oportunidade e no que depender da USF, daremos o nosso melhor”, comentou Alexandre Meneghetti. 


Ao final do curso, os participantes receberão um certificado reconhecido pela USF e pelo Ministério da Educação, que qualificará o aluno a atuar no mercado de trabalho como cozinheiro.

Galeria de fotos
  • cozinha
  • cozinha
  • cozinha