Formatura da primeira turma da Escola de Cozinha da Ceasa será nesta sexta-feira

A primeira turma de alunos do projeto Cozinha Ceasa/USF – Alimentação Sustentável ISA concluiu o curso de cozinheiro nesta terça-feira (11/12), em aula de encerramento, e na sexta-feira (14/12) será realizada a formatura, com cerimônia de entrega dos diplomas aos 20 alunos, na Escola de Cozinha da Ceasa Campinas, às 11h. O certificado é reconhecido pela USF e pelo Ministério da Educação, o que qualificará o aluno a atuar no mercado de trabalho.

O projeto é uma parceria entre a Ceasa e a USF e visa a formação profissional de cozinheiros e a alimentação saudável, com uso integral dos alimentos, voltado às famílias atendidas pelo Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), ONG localizada dentro do entreposto campineiro que arrecada o excedente de hortifrútis nos mercados da Ceasa e distribui os alimentos a famílias carentes e entidades de Campinas.

 

 

Ao todo, foram 17 aulas, que começaram no último dia 21 de agosto e foram ministradas por chefs docentes do curso de Gastronomia e de Nutrição da USF. Entre os temas abordados ao longo do curso estão cozinha básica, cozinha brasileira, cozinha italiana e oriental, panificação e confeitaria. Os alunos também aprenderam técnicas de cutelaria (manuseio e afiação correta de facas), higiene e manipulação de alimentos e cortes de legumes e carnes.

“Esse projeto nasceu com o objetivo primário de termos uma proposta educacional que fizesse com que as pessoas que são beneficiárias dos alimentos doados pelo ISA pudessem usar esses produtos na sua integralidade, evitando o desperdício. Posteriormente, com a parceria com a USF, conseguimos um curso de extensão, para que os alunos sejam capacitados profissionalmente como cozinheiros”, explica o diretor-presidente da Ceasa Campinas, Wander Villalba. “Hoje, com a formatura desses alunos, vemos que conseguimos atingir esse objetivo”, completou.

“Os alunos se mostraram bastante interessados e participativos durante todo o curso. Tenho certeza que vão aproveitaram ao máximo e agora podem seguir confiantes para o mercado de trabalho”, disse a coordenadora do Curso de Gastronomia da USF, Andreia Pimentel.

 

 

A aluna Elaine Cristina Luiz diz que a experiência foi maravilhosa. “Cada dia de aula foi um conhecimento técnico diferente. Seria muito difícil eu adquirir todo esse conhecimento em outro lugar”, disse ela, que pretende seguir na área, trabalhar numa confeitaria ou até mesmo abrindo o próprio negócio. “Tenho aproveitado muito. A gente leva os ensinamentos para casa e para a família. É ótimo”, disse.

Meire Patrícia de Oliveira, outra aluna do curso, também afirma que a experiência foi muito boa. “Aprendi muito, tanto em técnicas de gastronomia quanto também em experiência de viver num ambiente de trabalho diferente”, disse. Ela pretende seguir na área da gastronomia e usar o conhecimento obtido no curso da Escola de Cozinha da Ceasa. “Com certeza, agora eu me sinto preparada para o mercado.”

Já Daniele Sabino da Silva, que trabalha na área de Recursos Humanos, pretende mudar para a área da gastronomia e usar os conhecimentos do curso de cozinheiro para se consolidar no mercado. “Gostei muito da cozinha italiana. Quero me formar e trabalhar na área para aprender mais”, disse.

 

Segunda etapa

Todas as aulas foram gravadas e, numa segunda etapa, os vídeos serão reproduzidos nos bairros atendidos pelo ISA, em um ônibus adaptado exclusivamente para atender o projeto, ampliando o alcance da iniciativa e multiplicando o número de pessoas que receberão as orientações.

 

 

 

 

SERVIÇO

Formatura da 1ª turma de alunos da Escola de Cozinha da Ceasa

Data: 14/12/2018

Horário: 11h

Local: Cozinha Ceasa/USF – Escola de Cozinha (Ceasa Campinas)

Endereço: Rodovia D. Pedro I, km 140,5 – Campinas