ISA arrecada mais de 2 mil toneladas em 2019

a

O Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA) arrecadou um total de 2.600.666,60 kg de alimentos no ano de 2019. O total de pessoas atendidas pelo programa social também aumentou, passando de 28 mil para mais de 33 mil pessoas, em média (17% a mais). O top 3 de alimentos doados em 2019, foram tomate, batata e o mamão formosa. A quantidade de alimentos arrecadados em 2019 é uma das 05 maiores registrada nos últimos anos pelo ISA.

Maria Carolina Loureiro Becaro, gerente do ISA, comentou sobre o desempenho da ONG em 2019. “O Isa atendeu mensalmente, 32.881 pessoas em 2019. É um projeto único e não existiria sem a parceria entre a Ceasa Campinas e os permissionários do entreposto”, disse.  

 

Sobre o ISA

O ISA é uma ONG que funciona dentro da Ceasa Campinas. Idealizada há 33 anos pelo empresário José Antonio Fernandes da Silva, o Zé Mineiro, foi fundada como instituto em 25 de agosto de 1994 e é administrada pelos permissionários (comerciantes), com apoio da Ceasa. A entidade surgiu para combater a fome e o desperdício, garantindo o aproveitamento do excedente de hortifrútis e incentivando doações dos comerciantes.

Frutas, verduras e legumes que não são comercializados, mas ainda muito bons para o consumo humano, são doados pelos comerciantes, recolhidos e estocados em câmaras frias para melhor aproveitamento, após passarem por triagem de qualidade e higienização no ISA. A entrega dos alimentos às famílias cadastradas acontece diretamente nos bairros de maior vulnerabilidade social da cidade, em 46 pontos de distribuição.

Galeria de fotos