MEDIDAS DE PREVENÇÃO AOS EFEITOS DA GEADA

Durante o inverno aumenta a preocupação com a possibilidade da ocorrência de geadas. As hortaliças e frutas estão entre as culturas que mais sofrem os efeitos desse fenômeno climático, que acontece sob condições específicas nos dias mais frios do ano.

No entanto, nem tudo está perdido, há um ponto de encontro entre o nível da geada e o condicionamento da cultura por meio de alguns tratos culturais. Nesse ponto, como diz a expressão popular, pode ser possível “salvar a lavoura”.

As geadas ocorrem em noites frias de céu limpo e causam congelamento das folhas e, consequentemente, a morte do tecido vegetal. Quando isso acontece o processo é irreversível.

Cada cultura apresenta uma tolerância diferente ao frio, as hortaliças, em geral, começam a sofrer danos quando a temperatura ambiente indica 2 °C. Isso corresponde a -2 °C na altura da relva, ou seja, na superfície coberta pelo mato rente ao solo. 

Nos casos de culturas expostas ao tempo, as principais medidas de prevenção são as seguintes:

Manter o mato capinado o mais baixo possível. A vegetação diminui a temperatura próxima ao solo e agrava o efeito da geada.

Irrigação por aspersão. A irrigação auxilia a estabilizar a temperatura em 0 °C impedindo a formação de camada de gelo sobre as folhas.

Uso de coberturas artificiais individuais. No caso de plantas de pequeno porte é possível protege-las com material plástico apropriado, ou túneis sobre canteiros de mudas.

Nebulização artificial. A nebulização é a formação de fumaça sobre a cultura para manter a temperatura em um nível não letal.

Pulverização foliar com fertilizantes de potássio e magnésio (sulfatos de potássio e magnésio) por exemplo). Essa prática visa abaixar o ponto de congelamento da água presente nas plantas e, consequentemente, aumentar a resistência à geada.

Cabe lembrar que essas práticas sugeridas são as mais usuais, mas o planejamento da cultura em locais de maior risco é fundamental. Ainda assim recomenda-se a orientação agronômica para a especificação dos detalhes quanto ao momento apropriado para aplicar as medidas em cada caso, bem como as doses recomendadas dos fertilizantes.

 

Departamento de Agricultura

Ceasa Campinas

Galeria de fotos