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  Amêndoas

As amêndoas são classificadas em duas categorias: doce e amarga. As amêndoas doces são a variedade comestível. As amargas são usadas para fazer óleo que é utilizado como agente de condimento para alimentos e licores. De outra forma não são comestíveis por conterem naturalmente substâncias tóxicas. Estas substâncias são removidas quando se fabrica o óleo de amêndoas.

A amêndoa é rica em proteínas, vitaminas E, B1, potássio, fósforo, zinco, magnésio e fibras. Também contem gordura do tipo insaturada, sendo a maior parte monoinsaturada que - associada a uma dieta saudável - pode ajudar a controlar as taxas do mau colesterol (LDL) e contribuir na redução dos radicais livres por seu potente efeito antioxidantes.

Como outras castanhas, é altamente energética: cada100 gramas de amêndoas contêm 589 calorias. As nozes, em comparação, possuem 656 calorias por 100 gramas. Ambas são ricas em vitamina E, em ácido fólico e em um aminoácido chamado arginina, importante no vaso relaxamento e no controle da pressão arterial.

Uma vez que as amêndoas possuem elevado conteúdo em gordura é importante conservá-las corretamente, de forma a protegê-las da rancificação. As amêndoas descascadas devem ser colocadas num recipiente bem fechado, num local fresco e seco, protegidas da luz solar.

Ao adquirir amêndoas, observe a casca e certifique-se que esta não se apresenta rachada, bolorenta ou com manchas. Procure as amêndoas que apresentem uma cor uniforme, textura firme e cheiro adocicado. Se adquirir amêndoas descascadas prefira as que estejam em embalagens hermeticamente fechadas.

 

Receita

Arroz com Amêndoas e Passas

Ingredientes:

  • ·         1 colher (sopa) de manteiga
  • ·         2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido
  • ·         1 xícara (chá) de uva passa preta
  • ·         1/2 xícara (chá) de amêndoa sem pele, picada

Modo de Preparo:

Em uma panela aqueça a manteiga e refogue o arroz.  Misture bem. Deixe cozinhar em fogo baixo, em panela parcialmente tampada por 15 minutos ou até que o arroz fique bem seco. Retire do fogo e misture as uvas passas e as amêndoas. Tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos.

 

Dica:

Para retirar a pele das amêndoas, mergulhe-as em uma panela com água fervente. À medida que forem subindo à superfície, retire-as com uma escumadeira e pressione a amêndoa entre os dedos. A pele se soltará facilmente.

 

Referências:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/amendoa/amendoa-4.php

http://www.alimentacaosaudavel.org/amendoa.html

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