Consumo de frutas aumentam por conta do calor


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  Maracujá

O nome maracujá vem do tupi-guarani e significa a “comida preparada em cuia”, por causa do formato do fruto. A casca cortada se assemelha a uma cuia.                                 
Existe uma infinidade de espécies de maracujá: maracujá-mirim, maracujá-melão, maracujá-guaçu e maracujá do iguapó. Os frutos com a casca enrugada são os mais doces e os com a casca lisa são os mais azedos.                                           
É uma fruta tropical e não se desenvolve no clima frio. O Brasil é o maior exportador da fruta.
O maracujá possui uma substância chamada passiflorina, que atua como calmante. É rico em fósforo, cálcio, vitamina A, vitaminas do complexo B, fibras, tem muita vitamina C e boa quantidade de sais minerais, como ferro, sódio, cálcio e fósforo.
A casca tem propriedades funcionais atuando no metabolismo e em diversas outras funções do organismo. É rica em niacina, ferro, cálcio, fósforo e pectina o que lhe confere propriedades úteis aos diabéticos, pois auxilia na queda da taxa de glicose e na diminuição do colesterol ruim.
Na farinha feita com a parte branca do maracujá é encontrada a pectina, uma fibra que se liga à gordura ingerida e ajuda a diminuir a quantidade absorvida. Ela também ajuda no controle do colesterol, regula o funcionamento intestinal, aumenta a sensação de saciedade e equilibra o índice glicêmico da refeição, ou seja, reduz o depósito de gorduras na área abdominal. 
As sementes do maracujá funcionam como um poderoso vermífugo.
Na culinária pode ser consumido ao natural na forma de refresco e também no preparo de pudins, geleias, bolos, sorvetes, mousses, licores, molhos, entre outros.                                    
Além de todos esses benefícios, o maracujá também é pouco calórico. Cada 100 gramas da fruta crua contem 68 calorias, conforme a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco) da Unicamp, de 2006.
Receitas
 
Suco de maracujá funcional
Ingredientes:
·         4 maracujás
·         3 copos de suco de laranja                                                                                     
·         raspas de gengibre a gosto
·         mel a gosto
Preparo:
Retirar as polpas dos maracujás e transferi-las para o liquidificador. Adicionar os demais ingredientes e bater. Servir em seguida.


Bolo de maracujá
Ingredientes:
·         5 ovos
·         1 xícara de chá de açúcar

 

Autor: Audicéia F. Januário, nutricionista


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