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  Pinhão

O Pinhão é a semente da Araucária. Tem a forma triangular com cerca de 5 centímetros de comprimento, recoberta por uma casca lisa de cor castanha.
A pinha, fruto onde estão aglomerados os pinhões, leva dois anos para amadurecer. Sua polpa é a parte comestível que é muito dura crua, mas deliciosa e macia quando cozida.
O pinhão é formado basicamente de amido - que também é encontrado na mandioca, batata, arroz, feijão, milho e trigo. Todos estes são alimentos ricos neste carboidrato.
Cada 100 gramas de pinhão cozido corresponde a 195 calorias. A semente também contém proteínas; cálcio; ferro; vitaminas B, C e A; glicídios; lipídios, zinco e fósforo. 
A vitamina B1 (tiamina) que também esta presente no pinhão, vem sendo muito estudada, pelos especialistas em cérebro. Isso porque além de atuar na energia, ela ajuda na oxigenação do cérebro e no funcionamento do sistema nervoso, podendo auxiliar nas funções como memória e cognição.
O pinhão pode ser cozido ou assado na brasa, onde o fogo deve agir lentamente para que a casca se abra e libere todas as qualidades de aroma e sabor. Na panela de pressão o tempo de cozimento diminui.
A farinha de pinhão, produzida apenas artesanalmente devido a pouca expressão comercial, permite a confecção de broas, tortas e pães.
Nas regiões onde ainda restam araucárias é comum o preparo do pinhão cozido em conserva de salmoura e vinagre.
O pinhão pode ser também misturado à saladas ou molhos para carnes.
       
Receita
 
Pinhão cozido
  • 1 quilo de pinhões escolhidos
  • 4 colheres de sopa de sal
  • 1 litro de água 
Lave bem os pinhões. Coloque em uma panela de pressão a água e o sal. Misture e acrescente os pinhões, tampe e leve ao fogo. Tão logo consiga pressão na panela, abaixe o fogo e cozinhe por 40 minutos. Desligue o fogo e aguarde abaixar a pressão da panela. Escorra os pinhões e sirva.

 

Autor: Audicéia F. Januário, nutricionista


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