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  Alho-poró

O alho-poró é uma hortaliça aromática também conhecida como alho-porro ou alho francês. Pertence à família das Aliáceas, a mesma da cebola, alho e cebolinha.
A planta cresce, em media, 40 a 60 centímetros de altura e tem entre 3 e 6 centímetros de diâmetro. Suas folhas largas sobrepõem-se umas as outras na base da planta até formarem um talo redondo que, ao encontrar a terra, tornar-se bojudo. Em alguns aspectos, lembra a planta do alho, mas não produz a “cabeça” ou bulbo com dentes.
O alho-poró tem propriedades estimulantes que auxiliam o alívio da congestão nasal e dos brônquios. Além disso, como todos os membros da família do Allium, possui propriedades anticépticas que protegem contra resfriados e dores de garganta.
Caldos e sopas de alho-poró auxiliam o controle de diarréias. Tem um efeito calmante no trato digestivo, ajudando a combater cólicas e gases. O alho-poró também estimula o apetite e melhora a digestão.
Com poucas calorias, a hortaliça é rica em celulose (fibras) e recomendada em dietas hipocalóricas (com poucas calorias) voltadas para o emagrecimento. É rico em potássio, magnésio, ferro e cálcio, assim como em vitamina B e C.
Ao comprar escolha um alho-poró que tenha a cor brilhante, sem rachaduras ou partes oxidadas. Quando fino e colhido bem novo, pode ser usado cru em saladas, cortado bem fininho em fatias com anéis separados.
 
Receitas
 
Caldo de alho-poró
·         8 a 10 alhos-porós picados
·         7 a 10 xícaras de água
Ferva em fogo baixo os alhos-porós por uma hora e meia, sirva com os alhos picados ou se preferir bata no liquidificador.
 
Espaguete ao molho de alho-poró salteado
·         Massa de sua preferência cozida al dente
·         ½ cebola media picada fina
·         2 talos de alho poro cortado em rodelas finas  
·         1 vidro de champignon
·         1 pacote de creme de leite ou de soja
·         Sal a gosto
Colocar em uma panela, um pouquinho de óleo vegetal, refogar primeiro a cebola, depois acrescentar o alho-poró, champignons escorridos. Acrescentar o creme de leite e uma pitada de sal. Em seguida derramar o molho em cima da massa.

 

Autor: Ana Paula Coelho Oswaldo, nutricionista


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