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  Aspargo

É um alimento muito nutritivo e contem vitaminas do Complexo B (acido fólico), betacaroteno (provitamina A), além de minerais: cálcio, ferro e fósforo. É excelente fonte de glutationa, um antioxidante com forte atividade anticancerígena. Tem um sabor delicado, poucas calorias, além de ter propriedades diuréticas.
 
Ao comprar, escolher os aspargos frescos que apresentarem caules firmes e sua cor deve ser verde e brilhante. Os aspargos de talos finos são mais saborosos.
Se frescos, podem ficar na geladeira em vasilhas plásticas por cerca de 3 a 4 dias, bem embalados para evitar a quebra de suas pontas, que são muito macias. Depois desse tempo, o melhor é cozinhar e comer logo.
 
Receitas
 
Aspargos no vapor
Os aspargos frescos são geralmente cozidos no vapor ou fervidos em água, porem seu sabor é tão delicado que é melhor que sejam cozidos para menos do que para mais. Sirva-os sozinhos ou servidos como parte de uma salada. São bastante apreciados em dias de inverno, em sopas, refogados ou fritos, rapidamente, e em quiches.
Ingredientes:
·         1 colher ( chá ) de azeite
·         Sal a gosto
·         760 ml de água
·         1 maço de aspargos frescos
Preparo:
Na parte de baixo de uma panela de cozimento a vapor, coloque a água, o sal e o azeite. Leve a panela ao fogo para a água ferver. Corte as partes secas dos talos dos aspargos. Se os aspargos forem muito grossos, use um descascador de legumes para tirar um pouco de fibra. Coloque os aspargos na cesta de cozimento a vapor. Cozinhe os aspargos no vapor durante 5 a 10 minutos, dependendo da espessura deles, ou até que estejam macios.
 
Sopa creme de aspargo
Ingredientes:
·         100 gramas de margarina
·         2 colheres de sopa de farinha de trigo
·         ½ litro de água
·         1 litro de leite
·         1 pacote de sopa creme de aspargos ou creme de cebola (opcional)
·         1 ou 2 vidros de aspargos
·         1 caldo de galinha
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