Consumo de frutas aumentam por conta do calor


Últimos Vídeos

18/12/2018
PREGÃO PRESENCIAL Nº 014/2018

13/12/2018
PROCEDIMENTO LICITATÓRIO N.º 007/2018

14/11/2018
PREGÃO PRESENCIAL N.º 012/2018

ver todas as licitações em andamento.
 
  Castanha do Pará

A castanha do Pará ou castanha do Brasil é a semente da castanheira do Pará (PR) nativa da floresta amazônica. É altamente consumida pela população local. Sua casca é muito resistente e requer grande esforço para ser extraída manualmente.
É um fruto com alto teor calórico e proteico e contém selênio. Uma castanha por dia, não mais do que isso, garante as doses deste mineral que uma pessoa adulta precisa diariamente.
O selênio combate o envelhecimento celular, causado pela formação natural daquelas incansáveis moléculas que danificam as células, os radicais livres.
Para conseguir consumir a quantidade de selênio que tem uma castanha do pará de 5 gramas seria preciso comer, em média, o equivalente a: 3 filés de frango de 100 gramas cada um, 16 pães franceses de 50 gramas cada, 100 copos de 200 mililitros de leite, 10 ostras de 33 gramas cada uma ou 3 latas de sardinha em conserva de 130 gramas cada.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a castanha do Pará está na lista dos alimentos funcionais. Isso porque, além de nutrir, ela promove benefícios à saúde: o consumo de uma castanha por dia ajuda a combater doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2, câncer e obesidade.
A castanha ser consumida ao natural, torrada, na forma de farinhas, doces e sorvetes. O óleo da castanha é usado na fabricação de produtos de beleza para o cabelo. A castanha tem uma casca fina, marrom e brilhante. A polpa é branca, farinhenta e saborosa.
 
Receita
 
Barra cereais com castanha do Pará
Ingredientes:
·         Gergelim integral branco - 1 xícara (chá)
·         Aveia integral em flocos finos - 1 xícara (chá)
·         Flocos de trigo integral (pré-cozidos) - 1 xícara (chá)
·         Castanha do Pará - 1/2 xícara (chá) picada
·         Açúcar demerara - 2 xícaras (chá)
·         Farinha de trigo integral - 2 xícaras (chá)
·         1/2 xícara (chá) de óleo
·         150 g de margarina
·         3 colheres (sopa) de água
Modo de preparo:
Misture os ingredientes amassando bem (como uma farofa). Unte uma assadeira (25cm por 35 cm) com manteiga ou margarina e distribua a mistura pressionando para ficar compacto.
Leve ao forno à 200 graus por 20 minutos ou até começar a corar. Corte em barrinhas assim q

 

Autor: Juliana Montebelo Gonçalves, nutricionista


+ Dicas

 

Desenvolvido por: CiaPixel Agência Digital