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  Caju

O que conhecemos popularmente como caju, na verdade se constitui de duas partes. O fruto propriamente dito é a castanha. A parte que normalmente consideramos como fruta é seu pedúnculo floral, o pseudofruto, um corpo piriforme, amarelo, rosado ou vermelho.
Este pseudofruto do caju é suculento e rico em vitamina C e ferro. Com ele preparam-se sucos, mel, doces, passas, rapaduras, entre outras receitas. Como seu suco fermenta rapidamente, pode ser destilado para produzir uma aguardente, o cauim. Dele também são fabricadas bebidas não alcoólicas como a cajuína, o refrigerante de caju. De suas fibras (resíduo/bagaço), ricas em aminoácidos e vitaminas, misturadas com temperos, é feita a "carne de caju".
O fruto propriamente dito é duro e oleaginoso, mais conhecido como castanha de caju. Esta semente é consumida depois do fruto ser assado para remover a casca, ao natural, salgado ou assado com açúcar.
A extração da amêndoa da castanha de caju depois de seca é um processo que exige tempo, método e mão de obra e não deve ser feita em casa, pois a casca da castanha in natura contém toxinas.
A amêndoa da castanha de caju é rica em fibras, proteínas, minerais (magnésio, ferro, cobre e zinco), vitamina K, niacina, complexo B (menos a vitamina B12), carboidratos, fósforo, sódio e vários tipos de aminoácidos.
Acredita-se que a castanha do caju contribua no combate às doenças cardíacas. A castanha de caju ainda verde (maturi) também pode ser usada nos pratos quentes.
A castanha também possui ácido anacárdico, potente contra bactérias como Staphylococcus aureus e Streptococcus mutans que provocam cáries dentárias.
Receita
Ceviche de linguado e salmão com caju
O ceviche é um prato feito com peixe ou frutos do mar marinado em sucos ácidos de frutas como o limão, o que acaba “cozinhando” o peixe e deixando-o com a carne firme e opaca. Pode ser servido como entrada ou prato principal.
Ingredientes:
·         400g de salmão fresco                  
·         300g de linguado fresco                               
·         Suco de limão siciliano               
·         Suco de limão tahiti
·         Suco de caju                    
·         2 cajus picados                   
·         2 pimentas comari                          
·         1 cebola roxa média picada                      

 

Autor: Camila Roselli Nogueira Porto, nutricionista


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