Consumo de frutas aumentam por conta do calor


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  Cará

O cará é um tubérculo cujo nome científico é Dioscorea alata L. O nome do cará na língua espanhola é “ñame", por esse motivo é bastante confundido com o inhame, especialmente na região Nordeste do Brasil.
Originário da África, mais especificamente das ilhas de Cabo Verde e São Tomé, o cará foi trazido ao Brasil pelos escravos africanos, tendo se adaptado muito bem ao clima brasileiro. O tubérculo foi classificado pela primeira vez pelo padre José de Anchieta em seus escritos.
É um alimento altamente energético, possui uma grande quantidade de vitaminas do complexo B, principalmente B5 (Niacina) e B1 (Tiamina), estimulando o apetite e auxiliando no processo digestivo. Pessoas que fazem regimes devem ser cautelosas no consumo do cará, visto que o mesmo possui um número relativamente alto de calorias.
O cará é consumido na forma cozida, como ingrediente que substitui a batata. Também é utilizado na fabricação de pães, bolos, cremes, biscoitos, entre outros preparos.
 
Cará assado
Ingredientes:
·         1 unidade de cará grande (cerca de 600g)
·         60g de manteiga
·         2 colheres (de sobremesa) de ervas picadas (salsa, tomilho, cebolinha)
·         sal a gosto
Modo de preparo:
Embrulhe o cará com a casca no papel alumínio e asse em forno a 250ºC por uma hora. Derreta a manteiga em fogo baixo, adicione as ervas e mexa até que comece a escurecer.
Desligue o fogo, junte o sal. Desembrulhe o cará, coloque-o numa tábua, parta ao meio no comprimento. Faça alguns rasgos com a faca e regue com a manteiga de ervas. Sirva como acompanhamento.

 

Autor: Jomara Sousa Martins, nutricionista


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