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  Tomate

O tomate é o fruto da família Solanum lycopersicum; Solanaceae. Originário das Américas Central e do Sul era amplamente cultivado e consumido pelos povos colombianos até os dias atuais. O tomate é consumido no mundo todo, entre sucos, tortas, cremes, molhos e sopas, esse fruto agrada ao paladar de diversas maneiras. Antes de comprar o tomate é importante verificar a qualidade do fruto, deve estar firme, sem partes moles e escuras, prefira sempre os mais vermelhos, pois estão mais maduros e com maior concentração dos nutrientes. A melhor época para comprar o fruto fresco e com sabor mais concentrado é entre os meses de janeiro e maio.
Além do sabor marcante e gostoso, o tomate tem uma composição nutritiva importante para a nossa saúde.
O fruto é rico em vitaminas A e C. A dupla é responsável pela vida longa, isso porque a vitamina A tem ação antioxidante, responsável pelo combate aos radicais livres, que aceleram o envelhecimento. Já a vitamina C promove hidroxilação do colágeno – proteína fibrilar que proporciona resistência aos ossos, dentes, tendões e vasos sanguíneos, além de também ser um ótimo antioxidante.
Os benefícios do alimento não param por aí. Estão presentes também:
Sódio e o magnésio: ajudam na contração muscular.
Cálcio: participa da formação e manutenção dos ossos e na coagulação sanguínea.
Potássio: faz o balanço e a distribuição da água no organismo.
Licopeno (substância que dá cor ao fruto): oferece benefícios ao sistema imunológico, protegendo envelhecimento das células, como também problemas cardiovasculares e alguns tipos de câncer (de esôfago, de fígado, de cólon, de reto e de próstata).
Receita
Tomate Recheado
Ingredientes:
 5 tomates longa vida
 50 g peito de peru
 50 g champignon
 50 g queijo minas fresco
 ½ copo de requeijão cremoso
 75 g de mussarela ralada grossa
 Cheiro verde picado, sal, orégano a gosto.
 Azeite extra virgem.
 
Modo de Preparo:
Cortar a parte de cima dos tomates e retirar todo o conteúdo de dentro com uma colher. Salpique um pouco de sal em cada um e coloque virados com a abertura para baixo para escorrer toda a água que formar. Pique o peito de peru e os champignons. Esfarele o queijo minas, misture com todos os outros ingredientes, menos a mussarela.
Recheie os tomates, cubra cada um com a mussarela ralada, salpique orégano e cheiro verde. Leve ao forno quente por 20 minutos, ou até que os tomates estejam numa consistência desejada. Regue com azeite e sirva.

 

Autor: Nutricionista: Natália Regina de Souza


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