Consumo de frutas aumentam por conta do calor


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  A banana Verde.
Fruta consumida sem amadurecer previne doenças

Da papinha do bebê aos sofisticados crepes flambados, passando pela marmita do trabalhador e como complemento do arroz e feijão, a banana é uma das frutas mais presentes na mesa dos brasileiros. Além do sabor, a preferência se explica pelas suas facilidades. É encontrada o ano inteiro e amadurece aos poucos, é prática e fácil de descascar e não tem sementes.

 

Porém, não é costume do brasileiro consumi-la quando ainda não amadureceu, ou seja, quando está verde. A banana verde é um alimento funcional pré-biótico e simbiótico, isso porque tem alto teor de amido resistente. Cozida, é apropriada para o preparo de subprodutos, como a farinha e a biomassa, devido ao seu alto conteúdo de amido presente na polpa e também nas fibras da casca. Essa forma do amido não é digerida nem absorvida no intestino delgado de indivíduos sadios, podendo ser fermentado no intestino grosso.

 

A fruta apresenta boas quantidades de minerais, que pouco variam com a maturação da fruta, sendo sempre um pouco maior nas bananas verdes. Os minerais que mais se destacam são: potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio. Quanto às vitaminas, as que mais chamam atenção são a A, C - que atinge seu ponto máximo na primeira fase de maturação - e as do complexo B.

 

Benefícios à saúde

 

Diante das fortes evidências científicas é possível afirmar que os subprodutos da banana verde (farinha e biomassa) têm comprovados efeitos benéficos. Dietas enriquecidas com o amido resistente da banana verde ajudam a manter a saúde e a prevenir doenças crônicas como câncer de colo retal e doenças de cólon, diabetes tipo II, doenças coronárias e até obesidade.

 

Índice Glicêmico

 

Benefícios à saúde têm sido atribuídos aos alimentos ricos em amidos, que sejam relativamente ou absolutamente resistentes à digestão no intestino delgado, como é o caso da banana verde. A velocidade de digestão do amido determina o índice Glicêmico (IG) de um alimento. Alimentos com digestão lenta, e baixa IG, têm sido associados com o melhor controle de diabetes, ou mesmo a sua prevenção quando consumidos a longo prazo.

 

Doenças cardiovasculares

 

O consumo de amidos resistentes, como o da banana verde, reduz os níveis de colesterol e triglicérides contribuindo com no tratamento de doenças cardiovasculares como dislipidemias e na prevenção de doenças coronarianas.

 

 

Alguns Minerais encontrados na banana (miligramas por 100 gramas)

 

Sódio.......................................................42,0

Potássio.................................................373,0

Cálcio........................................................8,0

Magnésio.................................................31,0

Manganês..................................................0,6

Cobre.........................................................0,2

Ferro..........................................................0,6

Fósforo.....................................................28,0

Cloro.......................................................128,0

Iodo.........................................................0,003

 

Algumas vitaminas (por 100 gramas da fruta)

 

Vitamina A..............................................250-335UI

B-1 (Tiamina)..........................................42-54

Microgramas B-2 ou G (Riboflavina)........................... 88

Microgramas Niacina (Ácido Nicotinico)....................125,0

C (Ácido Ascórbico)..............................10-11 Miligramas.

Fonte: Livro Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos) Frutas Tropicais 3 Bananas

Receita

Caponata de casca de banana verde

Ingredientes

3 bananas verdes 50g de alho in natura picado 1 cebola média 1 cenoura ralada1 tomate picado 1 xícara de azeite de oliva extra virgem cheiro verde manjerona orégano (e outros temperos a gosto).

Modo de preparo

 

 

Cozinhe as bananas inteiras em panela de pressão por 10 minutos. Em seguida, separe as cascas da polpa (reserve a polpa). Pique as cascas em quadradinhos Refogue os temperos no azeite acrescente as cascas deixe refogar por alguns minutos. Guarde em um vidro com tampa e acrescente mais azeite até cobrir a conserva. Sirva com torradas.

 

Autor: Maria Helena Antonicelli, nutricionista CRN 5698


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