Consumo de frutas aumentam por conta do calor


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  Abóbora Moranga

As abóboras pertencem à família Cucurbitaceae (a mesma da melancia, melão, chuchu e do pepino). Originária da América, a abóbora era parte da base da alimentação da civilização Asteca, Inca e Maia.
Existem muitas variedades de abóboras. As mais conhecidas são a comum ou seca (formato pecoço, bem grande), a paulista (fomato pescoço, pequena), a kabotiá (redonda, verde escuram também chamada de abóbora japonesa) e a moranga (redonda, cor laranja).
Muito versátil, a abóbora moranga pode ser utilizada em várias receitas doces, salgadas, quentes e frias como saladas, cozidos, sopas, curau, purê, pães, pudins e doces. Até suas sementes podem ser aproveitadas como aperitivo, sendo rica em nutrientes.
De alto valor nutritivo é rica em vitamina A, um micronutriente que desempenha papel essencial na visão, no crescimento, no desenvolvimento dos ossos, na manutenção de tecido epitelial (pele) e no processo imunológico (resistência do organismo). Devido ao alto teor desta vitamina funciona como um antioxidante que combate os radicais livres. Também é rica em vitaminas do complexo B, cálcio e ferro.
De fácil digestão e pouco calórica, é indicada para pessoas de todas as idades. Cada 100 gr do legume fornece apenas 40 calorias. O momento é bom para aproveitar, usar e abusar das receitas com abóbora, pois ela está em plena safra, que vai de janeiro a agosto.
Receita de Creme de Abóbora e Gengibre
Ingredientes:
- 400g de abóbora madura
- 1/2 cebola picada
- 500 ml de água
- 1 pedaço de 5cm de gengibre
- sal à gosto
- salsinha picada
 
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes na panela e tampe. Quando a abóbora estiver cozida é hora de bater no liquidificador. Tempere à gosto. Se quiser mais rala, coloque mais água. Se preferir mais grossa, deixe cozinhar um pouco mais.
 

 

Autor: Nutricionista: Juliana Montebelo Gonçalves


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