Consumo de frutas aumentam por conta do calor


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  Batata doce

A batata-doce é uma raiz tuberosa, muito mais desenvolvida do que os tubérculos e capaz de armazenar muito mais nutrientes, como vitaminas C e E, vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio e betacaroteno.
Além de mais nutritiva, a batata-doce é um vegetal rústico e de cultivo fácil e barato.
É cultivada desde as regiões mais secas às regiões tropicais, subtropicais ou temperadas. Consumida nas Américas Central e do Sul há pelo menos dez mil anos, como atestam registros maias, foi introduzida na Europa por Cristóvão Colombo, sendo hoje produzida principalmente na Ásia.
Existem quatro tipos de batata-doce no Brasil, classificados segundo a cor da polpa: batata doce branca; batata doce amarela; batata doce roxa e batata doce avermelhada. Enquanto a coloração amarelada deve-se à presença de betacaroteno, que possui ação antioxidante e previne certos tipos de câncer, a coloração arroxeada é formada pela deposição de antocianinas, pigmentos naturais com ação igualmente antioxidante.
            A batata-doce é rica em carboidratos complexos de baixo índice glicêmico que, digeridos e absorvidos lentamente, estimula pouco a liberação de insulina, reduzindo o risco de diabetes, obesidade e, ainda, controlando o apetite. Um desses carboidratos é o amido resistente, que nem sequer sofre digestão e comporta-se como uma fibra insolúvel, atraindo moléculas de açúcar e gordura e retardando a sua absorção, evitando assim o aumento de LDL-colesterol, a fração nociva do colesterol, e de triglicerídeos.
A  batata-doce é utilizada em preparações típicas das festas juninas e em combinação com mel, canela, coco e noz-moscada; também é bem conhecida em pratos salgado como purê, salada, sopa e bacalhoada.
 Embora a quantidade de calorias seja maior, a de nutrientes e compostos bioativos também é, exercendo ao lado dos carboidratos de baixo índice glicêmico, ação antioxidante, desintoxicante, alcalinizante, anti-inflamatória e de combate ao ganho de peso, ao envelhecimento precoce e ao risco de desenvolvimento de doenças crônicas.
 
Receitas
 
Doce de batata doce roxa
Ingredientes
. 700 g de batata-roxa
. 4 cravos-da-índia
. 1 pedaço de canela em pau
. Água
. 2 xícaras (chá) de açúcar
. 1 colher (chá) de essência de baunilha
Modo de preparo
1. Descasque as batatas e corte-as em pedaços pequenos.
2. Coloque em uma panela de pressão, junte os cravos, a canela e cubra com 4 xícaras (chá) de água fria.
3. Tampe a panela, leve ao fogo médio e cozinhe por aproximadamente 10 minutos ou até as batatas ficarem macias.
4. Desligue o fogo, espere sair a pressão e abra a panela.
5. Escorra a água, elimine os cravos e a canela.
6. Em uma panela, faça uma calda com o açúcar, derretendo-o até dourar.
7. Acrescente a essência de baunilha à 1 1/2 xícara (chá) de água e despeje, aos poucos, com cuidado, pelos cantos da panela até dissolver todos os torrões.
8. Deixe ferver até engrossar um pouco.
9. Junte as batatas pré-cozidas e deixe por mais 5 minutos.
10. Tire do fogo, deixe esfriar e passe para uma compoteira.
 
Rendimento: 8 porções
 
Carne de panela com batata doce
Ingredientes
.300 g de coxão-mole em cubos
.1/4 de xícara (chá) de azeite
.1 alho-poró pequeno em fatias (só a parte branca)
.1 dente de alho picado
.suco de 2 laranjas
.2 batatas-doces sem casca
.sal e ramos de tomilho a gosto
Modo de preparo

Aqueça o azeite em uma panela de pressão

 

Autor: Audicéia F. Januário, nutricionista


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