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  Pitaya

A pitaya é uma planta rústica nativa da América Central, comumente conhecida como fruta do dragão. Esse fruto possui formato irregular e gomos escamosos, podendo ser de coloração externa vermelha ou amarela.

A polpa apresenta cores que variam do vermelho- púrpura ao branco e, com inúmeras sementes escuras. O peso médio de uma fruta varia de 50 a 300g. Ao escolher a pitaya, prefira as frutas que possuam coloração viva e a casca sem batidas e amassados.

Há três tipos: - Hylocereus polyrhizus, branca por dentro com pele rosa - Hylocereus megalanthus, vermelha por dentro com pele rosa - Selenicereus undatus, branca por dentro com pele amarela Para conservá-las, mantenha as frutas fechadas, que elas duram algumas semanas. Mas se abri-las, consuma no máximo em dois dias.

A utilização da pitaya pode ser como fruta fresca, ou suco, polpa, sorvete, iogurte, compotas, tortas e musse, também podem ser utilizadas como corantes para doces.

VALOR NUTRICIONAL: A fruta possui baixo valor calórico (50kcal em 100g), rica em vitaminas (A, C e E), minerais como: ( magnésio, zinco, ferro, fósforo e cálcio), oligossacarídeos e compostos fenólicos. Suas sementes são ricas em ácidos graxos essenciais (ômegas 3 e 6).

De acordo com alguns estudos, a pitaya auxilia na manutenção do peso corporal, neutraliza as substâncias tóxicas, reduz os níveis de colesterol, previne a hipertensão, a diabetes e o câncer de cólon. Os oligossacarídeos (uma fibra alimentar não-digerível) ajudam no controle da glicemia. No intestino sofrem um processo de fermentação o qual estimula o crescimento de bactérias benéficas ao cólon. Seus componentes fenólicos possuem propriedade antioxidante ajudando na prevenção do estresse oxidativo e do aparecimento de doenças crônicas.

As sementes da pitaya contém um óleo que é um suave laxante e que reduz os níveis de colesterol total e LDL em humanos, por inibir a absorção do colesterol no intestino. Possui ação antioxidante, protegendo as células contra agentes cancerígenos, combatendo doenças cardíacas e melhora a pressão arterial.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS:  Ajuda a eliminar radicais livres;  Ótima para auxiliar na perda de peso;  Diminuir as chances de pegar gripe;  Diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL);  Ajuda no bom funcionamento do intestino;  Combate doenças cardíacas;  Previne diabetes;  Previne câncer de cólon;  Previne a hipertensão;  Melhora de gastrite;  Propriedades antinflamatória.

RECEITA: Suco refrescante de Pitaya 200 ml de água 100g de pitaya sem casca 4 morangos 4 folhas de hortelã Modo de preparo Bata no liquidificador a água, os morangos a pitaya, acrescentando por último as folhas de hortelã. Sirva gelado. Copo possui 50 kcal.

 

Autor: Aline Gonçalves, nutricionista CRN3 37253


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