Consumo de frutas aumentam por conta do calor


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  Rúcula

A rúcula é uma hortaliça procedente de áreas do Mediterrâneo e da Ásia Ocidental. Pertence à família Brassicácea, a mesma da couve, couve-flor, repolho e brócolis. No Brasil e nos Estados Unidos, a rúcula chegou por meio dos imigrantes italianos que se estabeleceram no Novo Mundo. É consumida principalmente crua, em saladas, conservando suas propriedades nutricionais. Também é usada para a preparação do pesto, molho de origem genovesa muito apreciado em massas. Na receita original, folhas de manjericão são batidas no liquidificador com azeite, alho, pinoli e queijo tipo pecorino ou parmesão. A rúcula pode substituir o manjericão ou ser usada em conjunto com a erva. Rica em proteínas e vitaminas A e C, ferro, cálcio e outros sais minerais como fósforo, potássio, sódio, manganês e magnésio. Por isso, contribui para a redução do risco de infecções, anemia, além da prevenção de problemas nos olhos e pele. A hortaliça também possui ácido alfa-linolênico, mais conhecido como ômega-3, ajudando no controle do bom colesterol (HDL). Em virtude de seu baixo teor calórico, é indicada para fazer parte da maioria das dietas. Escolha rúculas com folhas bem verdes e firmes. As folhas amareladas, murchas e com pontos pretos devem ser descartadas. Os talos devem estar intactos - quando estão quebrados, as folhas murcham mais facilmente. Sob refrigeração a rúcula pode ser armazenada em no máximo quatro dias, sendo recomendado guardá-las em sacos plásticos contendo furos. Em condições ambientes ela deve ser consumida em no máximo um dia, desde que a parte de baixo da hortaliça esteja mergulhada na água. Dica de uso: Coloque em uma saladeira folhas de rúcula já higienizadas. Misture em outro recipiente suco de 1 limão, azeite, mostarda, sal e pimenta. Regue a rúcula com o molho e misture. Rale um pouco do queijo parmesão com a parte do ralador que tem os furos menores e espalhe pela salada. Distribua o queijo por cima da salada. Referências: https://www.nestle.com.br/site/cozinha/enciclopedia/ingredientes/rucula/introducao.aspx http://www.abhorticultura.com.br/biblioteca/arquivos/Download/Biblioteca/45_0344.pdf http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1698654-4529,00.html

 

Autor: Alice de Campos, Técnica em Nutrição


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