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  Linhaça

A linhaça é a semente do linho (Linum usitatissimum). As sementes são consumidas pela humanidade há mais de 5 mil anos e estão entre as principais fontes vegetais de ácidos graxos ômega 3 e também lignanas. São ricas em gorduras (cerca de 75% do valor energético), mas somente 8% é do tipo saturado, 17% monoinsaturado e quase 50% e do tipo poliinsaturado. Além das gorduras, as sementes são fonte de magnésio, manganês, cobre, potássio e tiamina.

 Em virtude da sua composição nutricional, a linhaça é considerada como aliada na redução de riscos de doenças cardiovasculares (por melhorar o perfil lipídico sanguíneo) e alguns tipos de câncer.

As sementes de linhaça são ricas em fibras solúveis no qual auxiliam no tratamento de constipação intestinal.

Existem 2 variedades principais de linhaça:

-Linhaça dourada: cultivada em climas frios, apresenta casca menos resistente e o sabor mais suave.

-Linhaça marrom: mais cultivada no Brasil, apresenta semente de cor escura, marrom avermelhada. A casca é mais resistente que a da semente de linhaça dourada.

Além da semente a linhaça pode ser encontrada na forma de farinha e óleo.

O melhor jeito de consumir a linhaça é moer as sementes na hora de consumir, para evitar que os ácidos graxos se oxidem e para que os nutrientes da linhaça possam ser melhor absorvidos, pois a casca é dura e se não for moída a semente passa facilmente pelo trato gastrointestinal.

As sementes de linhaça devem ser conservadas em recipientes hermeticamente fechados, em local seco, fresco e escuro ou guarde dentro da geladeira em potes fechados.

A semente de linhaça moída pode ser consumida polvilhada sobre: Legumes cozidos, frutas (ex.:banana e mamão), junto com outros cereais ( ex.:aveia e farelo de trigo), no preparo de granola caseira, no preparo de pães, bolos e tortas ou misturados com iogurte de frutas.

As sementes também podem ser acrescentadas à massa de pães ou batidas com suco de frutas ou vitaminas de frutas com leite.

O óleo de linhaça pode ser consumido junto com saladas de folhas e tomate.

 Receita:

Suco de frutas com linhaça

Ingredientes:

 

1 xícara (de chá) de água de coco

½ maçã sem casca

½ pera sem casca

3 folhas de hortelã

1 colher de (sopa) de semente de linhaça

 Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir gelado.

 

Autor: Daniela Medeiros, Nutricionista


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