Consumo de frutas aumentam por conta do calor


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  Caqui

Fruta originária da China e Japão, o caqui se deu muito bem no Brasil devido ao clima tropical, sendo cultivada em praticamente todo o país. É excelente fonte de vitaminas E e C - responsáveis pela defesa e manutenção do organismo – e sais minerais como fósforo, cálcio e ferro. 

Outro componente fundamental para manutenção da saúde, presente no caqui, é o betacaroteno, importante antioxidante que combate a formação de radicais livres. Desta forma, o caqui torna-se um alimento essencial para a visão, unhas e cabelos, além de auxiliar o desenvolvimento ósseo.

Durante a compra, o produto deve estar com coloração uniforme, firme e livre de rachaduras. Recomenda-se consumo in natura. Quando feito suco, este deve ser consumido logo após o preparo, pois apresenta alterações de sabor e perde-se vitaminas.

A colheita compreende o final de janeiro até agosto, cujo pico de safra se dá entre os meses de março e maio.

Conservação: quando adquirido maduro, armazenar sob refrigeração por até 5 dias. Quando ainda verde, deve ser mantido fora da geladeira até amadurecer.

Receita

Geleia de Caqui

 

Ingredientes:

1 ½ caqui maduro

1kg de açúcar

½ limão

1 copo de água

 

Preparo

Retirar os cabos do caqui e lavá-los um a um. Descasque-os, passe por uma peneira e reserve. Leve a água e o açúcar ao fogo brando até dissolvê-lo. Acrescente a casca de limão. Retire a casca de limão e coloque o caqui. Cozinhe em fogo brando e mexa até engrossar. Quando esfriar, guarde em vidros previamente higienizados e secos e feche bem.

 

Autor: Luiza Catarina Oliveira CRN 34801


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