Consumo de frutas aumentam por conta do calor


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  Agrião


O Agrião, nome cientifico Nasturtium officinale, é originário da Europa e cresce melhor em lugares e épocas frias. Suas folhas são arredondadas, de cor verde escura ou levemente arroxeada, tem um sabor único e levemente picante.


Assim como a maioria das verduras de folha, o agrião é um vegetal de baixo teor calórico, fornecendo 22 calorias em cada 100 gramas. É rico em vitaminas A, C e do complexo B, além de ferro, zinco cálcio e fibras. Contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, processo de crescimento, saúde dos tecidos corporais e produção de glóbulos vermelhos.


É conhecido pela sua ação expectorante e por ser um vegetal crucífero contém antioxidantes, bioflavonóides e outras substâncias que combatem os radicais livres e protegem contra certos tipos de câncer, principalmente os do aparelho digestivo.


Na hora da compra escolha com cuidado e prefira os maços com folhas verde escuras, brilhantes, firmes, limpas, sem picadas de inseto, folhas amareladas e danificadas; os talos deves estar firmes. O agrião tem pouca durabilidade, portanto, compre apenas uma pequena quantidade e use rapidamente, quando não utilizar tudo, guarde-o bem fechado e limpo em saco plástico para
alimentos na geladeira.

Pode ser preparado de diversas formas: cru em saladas; os talos podem ser usados em sopas, refogados, como recheios de suflês e omeletes ou em massas; também pode ser preparado como suco, misturado à frutas diversas. Porém, quando consumidos integralmente e na forma crua ou levemente cozidos no vapor conserva a maior parte de suas propriedades benéficas, pois o calor destrói boa parte das vitaminas e compostos ativos.

Receita: Sopa de Agrião

Ingredientes: 1 cebola picada

                        3 batatas picadas

                        1 maço de agrião picado

                        1 lt de caldo de frango ou água

                        Azeite para refogar

                        Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: refogue a cebola, acrescente a batata com o caldo e cozinhe até amolecer. Triture no liquidificador, adicione o agrião e ajuste o tempero.

Tempo de preparo: 30 minutos

 

 

Autor: Fabio Destefano de Souza Leite - CRN3: 8984


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