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  Semente CHIA (Salvia hispânica)

A semente de chia (Salvia hispânica) é uma oleaginosa nativa do México. Seu nome deriva do nahualt chian que significa ”oleoso”. A semente da chia possui formato oval e "diâmetro" de aproximadamente 2 mm.

A chia é uma completa fonte de proteínas comparada com outras sementes proporcionando todos os aminoácidos essenciais.  Também possui uma grande habilidade de absorver mais de 12 vezes seu peso de água, podendo prolongar hidratação e retenção de eletrólitos em fluidos do corpo.

Quando misturada com água, ela forma uma espécie de gel, reação característica das fibras solúveis. Comer essa gelatina provoca um atraso no esvaziamento gástrico, aumentando a sensação de saciedade. O gel criado, auxilia para uma digestão mais longa e pode ser útil na prevenção e controle da diabetes. Fácil de digerir, a absorção de água na chia ajuda na digestão humana. Este gel também permite proteger a mucosa do estômago e combater a gastrite assim como irá conduzir a um menor consumo de alimentos e controlar o peso, e por isso ajuda a emagrecer.

A semente também é rica em ácidos graxos insaturados essenciais para emulsificar e absorver vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K, além disso possui ação anti-inflamatória. Este nutriente está relacionado com uma redução de doenças cardiovasculares e com uma boa saúde cerebral.

É boa para a respiração dos órgãos vitais, ajuda a regular a coagulação do sangue, células da pele, membranas, mucosas e nervos.

Seus antioxidantes permitem combater a ação de radicais livres que levam ao envelhecimento das células.

A semente de chia, portanto, tem em sua composição: ômega-3, antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais, que fazem desta semente um excelente complemento nutricional.

Receita prática:

Geleia de Chia

1 colher de sobremesa de chia + 5 colheres (sobremesa) de suco de uva integral sem conservantes e sem açúcar + Mel (se necessário)

Como fazer:

Misture a chia com o suco e deixe descansar de um dia para o outro. Prove a geleia. Se achar que precisa adoçar, adicione mel à gosto.

 

Autor: Aline Gonçalves, Nutricionista, CRN 37253


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