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  Kiwi

Apesar de ser considerado um símbolo de fruta tropical, o Kiwi é originalmente do norte da China. Atualmente, a Itália, Nova Zelândia, Chile, França, Japão e Estados Unidos são os maiores produtores mundiais do kiwi. É uma fruta cujo tamanho e forma são parecidos com os de um ovo, embora um pouco mais cilíndrico. A pele de cor castanha escura encerra uma polpa verde suculenta, de sabor ácido muito agradável.

Essa fruta exótica tem sabor doce e muitas propriedades para a saúde, com pouquíssimas calorias e muitos nutrientes (cada 100 gramas de kiwi fornecem 67 calorias).

O Kiwi foi reconhecido pelo exigente órgão americano FDA (Food and Drug Administration) como uma excelente fonte de vitaminas: um Kiwi médio tem 138mg de Vitamina C, além de Vitamina E, proteína, potássio, cálcio, ferro, magnésio, fósforo e fibras dietéticas. O Kiwi contém, ainda, os aminoácidos glutamato e arginina, além de Beta-caroteno, compostos fenólicos, flavonoides e clorofilina que reduz o risco de tumores. Com essa composição, a fruta reúne efeitos anti-cancerígenos e anti-inflamatórios, além de reduzir o risco de doenças artério-coronarianas e fortalecer o sistema imunológico. Entre os benefícios do Kiwi estão uma pele saudável e bonita, pressão sob controle e um coração saudável.

Ainda, por ser rico em vitamina C, o kiwi possui propriedades antianêmica, antiescorbútica e digestiva. Também é estimulante do apetite e tem propriedades laxantes. É usado tradicionalmente na medicina chinesa para o tratamento do câncer de mama e estômago. Porém, o kiwi tem altos níveis de oxalatos. Quando este se acumula no corpo, podem cristalizar e causar problemas. Por isso, quem sofre com pedras na vesícula biliar ou rins deve controlar o consumo de Kiwi.  

RECEITA: Paletas mexicanas de kiwi com leite condensado

Ingredientes

4 kiwis
3 colheres de sopa de açúcar
200ml de água
1 lata de leite condensado

Modo de Preparo:

Em um liquidificador, coloque o kiwi, o açúcar e a água. Bata até ficar em consistência homogênea e coloque a mistura em formas próprias para picolés recheados, levando ao congelador por pelo menos 3 horas. Após o processo, retire o acessório de recheio do centro dos picolés, despeje o leite condensado no espaço que ficou, cubra a ponta dos picolés com o restante da mistura e coloque o palito. Leve ao congelador novamente por mais 3 horas, ou até que fique firme para desenformar. Sirva.

Dica: Corte rodelas finas de kiwi e coloque nas formas antes de adicionar a mistura, assim os picolés terão pedaços da fruta.

 

Fontes:

http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/nutricao.htm

http://simplifica.efacil.com.br/cozinha/receitas/aprenda-a-fazer-paletas-mexicanas-em-casa/

http://medicina-tradicional-chinesa.com/

 

 

Autor: Luiza Catarina de Oliveira - CRN-3 34.801


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