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  Caju

O caju é considerado muitas vezes como o fruto do cajueiro (Anacardium occidentale), embora seja um pseudofruto. É constituído de duas partes: a castanha que é a fruta propriamente dita, e o pedúnculo floral, pseudofruto comumente confundido com o fruto. Esse se compõe de um pedúnculo piriforme, carnoso, amarelo, rosado ou vermelho.

É rico em vitamina C e ferro e ajuda a proteger as células do sistema imunológico contra os danos dos radicais livres.

Além de ser consumido natural, depois do seu beneficiamento, preparam-se sucos, mel, doces, como cajuada, caju passas, rapadura de caju, sorvetes e licores. Como seu suco fermenta rapidamente, pode ser destilado para produzir uma aguardente o cauim. Dele também são fabricadas bebidas não alcoólicas, como a cajuína.

De suas fibras (resíduo/bagaço), ricas em aminoácidos e vitaminas, misturadas com temperos, é feita a "carne de caju". A madeira também é aproveitada na construção civil, carpintaria, marcenaria, etc.

O fruto propriamente dito é duro e oleaginoso, mais conhecido como "castanha de caju", cuja semente é consumida depois do fruto ser assado, para remover a casca, ao natural, salgado ou assado com açúcar. A castanha, depois de torrada, é utilizada como petisco, sendo exportada para quase todo mundo. A castanha verde é usada em pratos quentes. O suco de caju é industrializado e muito apreciado em todo o país.

Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/frutas/caju.htm

             https://pt.wikipedia.org/wiki/Caju

 

 

CAJUBURGUER

Ingredientes

·         10 cajus

·         1 xícara de óleo

·         1 xícara de chá de tomate picado

·         1 xícara de chá de cebola picada

·         1/2 xícara de chá de pimentão picado

·         1 dente de alho

·         7 colheres de sopa de farinha de trigo

·         sal a gosto


Modo de preparo

Retire a castanha do caju, fure a fruta com o garfo, esprema para retirar todo o suco e depois fatie o caju. Coloque três colheres de sopa de óleo em uma panela, acrescente a fibra da fruta e deixe fritar por aproximadamente dez minutos. Em seguida, acrescente o tomate e deixe cozinhar por alguns minutos. Logo após coloque o sal, a cebola, o alho e o pimentão. Cozinhe até ficar macio e dourado.

Após o preparo na panela, deixe esfriar por alguns minutos e misture no liquidificador até se formar uma massa homogênea. Em uma tigela, acrescente a farinha de trigo e misture bem e modele o hambúrguer. Grelhe o hambúrguer em frigideira antiaderente com um pouco de azeite e monte o prato conforme desejar.

 

 

Autor: Camila Roselli Nogueira, Nutricionista- CRN 25061


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