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  SHIMEJI

Os cogumelos são alimentos muito apreciados desde a idade antiga por se acreditar em seu elevado valor nutritivo e em seu potencial medicinal, sendo conhecidas aproximadamente 2000 espécies comestíveis e cerca de 25 delas são cultivadas comercialmente. Inicialmente cultivado em países orientais, e considerado o mais saboroso deles, hoje é um dos cogumelos mais difundidos no mundo. O shimeji é um fungo que nasce em penca, pode ter chapéu escuro (shimeji-preto) ou branco-amarelado (shimeji-branco), a diferença da coloração se deve ao método de cultivo e variação genética, produzindo resultados culinários diferentes, com produção limitada estas são as variações mais conhecidas, medindo mais ou menos 2cm de diâmetro com um talo de 4 a 5 cm. Seu tamanho permite o cultivo em propriedades rurais pequenas.

O fungo ganha pontos no quesito ação antioxidante, com substâncias que previnem o envelhecimento das células e são importantes para todas as reações metabólicas, além de ser pouco calórico. Em cada 100 gramas por exemplo, há apenas 35 calorias. O cogumelo contém ainda vitaminas do complexo B, ácido fólico, minerais, fibras, pouca gordura e elevado valor proteico.

Para aproveitar todo o potencial desse cogumelo, que cai bem em diversas receitas, separamos uma fácil e deliciosa para seus internautas fazerem em casa. Confira:

 

 

 

 

Shimeji na Manteiga

 

 

Ingredientes

200 gramas de shimeji;
1 colher (sopa) de manteiga;
1 colher (sopa) de shoyu;
1/2 colher (chá);
Cebolinha picada;
Sal a gosto.
Modo de preparo

Coloque os cogumelos em um escorredor. Passe o escorredor com o shimeji rapidamente pela água corrente. Deixe escorrer (os cogumelos absorvem muita água por serem porosos, isso faz com que soltem muito líquido durante o cozimento).

Leve uma frigideira ao fogo alto, aquecendo a manteiga, sem queimá-la. Em seguida acrescente o shimeji e deixe no fogo alto por três minutos. Não mexa com colher (para não soltar mais líquido), apenas faça movimentos circulares com a frigideira. Não assuste, ele diminui bastante de tamanho.

Acrescente o molho de soja e o sal, e mantenha no fogo por mais um minuto.

Desligue o fogo e salpique a cebolinha.

Sirva quente.

Bom apetite!

 

 

 

Bibliografia:

http://www.scielo.br/pdf/cta/v27n1/26.pdf

http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/jornalPDF/ju277pag11.pdf

https://campinasentresabores.wordpress.com/2013/08/30/aproveite-as-propriedades-nutricionais-e-o-sabor-do-shimeji/

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Shimeji

 

 

 

 

Nutricionista: Thaís Saran Sartori – CRN:35367

 

Autor:


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